sexta-feira, 23 de abril de 2010

Palestra

Benfica Campeão? Porto diz: Sim!

Este pode ser o fim-de-semana do título encarnado, após 5 anos do seu último êxito. Desde Toni em 93/94 que o Benfica não vence um campeonato com um treinador português no banco, aliás depois disso só mesmo «Trap» venceu a prova nacional.
Frente ao Olhanense o Benfica não terá a meu ver grandes dificuldades. Joga em casa, perante o seu público, onde não tem mostrado grandes fragilidades e deste modo é bem que possível que Jorge Costa e os seus pupilos possam sair de Lisboa com 3 ou 4 bolas no saco. Por outro lado também existe o factor «Porto», se é que me faço entender, Jorge Costa poderá ter um olho no Algarve e outro... no Dragão isto porque a possibilidade de o professor Jesualdo Ferreira sair da invicta é cada vez maior e apesar de Paulo Bento ser o principal candidato ao lugar dos azuis e branco, Jorge Costa terá sempre uma palavra a dizer.
O jogo de sábado na Luz chega-nos então cheio de misticismo e euforia. A vitória encarnada deixa toda a nação benfiquista sentada no sofá à espera de saber o resultado que virá da Figueira da Foz.
Frente à Naval o Braga tem uma prova de fogo, não para o título, porque esse parece já estar entregue, mas sim na confirmação da entrada na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diga-se: merecido pelos arsenalistas. No entanto não me parece que seja fácil pelo que não acredito numa vitória fácil para Domingos Paciência, como também não creio que a Naval possa levar todos os pontos em disputa. O empate ou a vitória dos forasteiros, parece-me o mais provável.
O FC Porto desloca-se ao Sado com o objectivo de ver o Braga escorregar e ficar mais perto da Liga dos Campeões, o que poderá fazer do Benfica campeão. No entanto para os azuis será melhor o Benfica tornar-se campeão já, do poder fazê-lo em pleno Estádio do Dragão. Frente ao Setúbal de Manuel Fernandes, não se espera uma missão fácil, já que os sadinos estão a míseros 3 pontos de garantirem a permanência na Liga Sagres. E com a vaga de lesões que agora assombrou o patrão da segunda volta do Porto, estamos a falar claro está de Rúben Micael. Aposto numa vitória do Porto, apesar de todas a dificuldades.
O Sporting desloca-se a Leiria para defrontar a equipa local. Equipa de Lito Vidigal quem tem vindo a decair, jornada após jornada. Será um jogo com poucos motivos de interesse, pois nem Leiria nem Sporting têm objectivos para atingir. Vitória leonina.

Simão Santana

Sem comentários: