sexta-feira, 16 de abril de 2010

Palestra

Ainda existem dúvidas?

É a pergunta que se faz. Após a vitória esta Terça-Feira frente ao Sporting, o Benfica ficou com uma mão na Liga Sagres. Não será de todo mal respondido se os caros leitores me disserem: «Ah mas só diz isso porque foi contra o Sporting, porque se fosse contra outra equipa mais pequena, talvez continuasse a dizer que o próximo jogo era mais um decisivo». Concordo plenamente, mas o foro psicológico conta muito e o que aconteceu no passado dia 13 foi uma demonstração de força e de querer por parte dos encarnados que apesar da dura goleada em Anfield souberam (estes sim) sofrer para vencer o jogo na segunda-parte.
De modo que penso que o jogo frente à Académica será o início dos festejos por parte do Benfica, com romarias atrás de romarias que vão enchendo os estádios por esse país fora. A partir daqui, só a matemática pode roubar o título aos da Luz. Frente aos estudantes, não existem margens para dúvidas, o Benfica é o favorito, é o Benfica que irá por certo vencer esta partida, contra uma Académica que não tem revelado nada de muito excepcional, tanto que não me faz perceber o porquê de tamanha cobiça ao seu jovem treinador, que a única coisa que sabe fazer é uma imitação barata do «Mestre Mourinho».
O outro candidato ao título o Braga joga perante o seu público, 15 dias depois da fatídico duelo com o Vitória minhoto. Porém não se advinham facilidades frente ao Leixões. Durante toda esta época fui sempre alertando para os perigos de jogar contra os últimos da tabela, nada mais falsos. O facto de serem últimos ou estarem perto ou mesmo abaixo da linha de água da-lhes motivação extra para que encarem estes jogos com outra atitude. Relembro-me por exemplo do Beira-Mar que no ano da descida de divisão 2006/2007 conseguiu 7 dos seus 23 pontos, contra as três equipas grandes (vitória na Luz e no Dragão, empate em Aveiro com o Sporting).
Portanto o Leixões afigura-se como um teste de fogo aos bracarenses que muito terão de lutar para saírem vencedores desta partida.
Vê-se um Braga cada vez mais esforçado (basta verificar as duas últimas jornadas) e com a corda na garganta a cada jogo. Difícil, árduo, dará empate pela certa.
O Porto, mais uma partida numa luta inglória fazendo lembrar o Benfica dos finais dos anos 90 inícios dos anos 2000. Uma equipa já sem o objectivo título, já sem capacidade motivadora nos seus adeptos, contentando-se só (e não é pouco) com a Taça de Portugal. Mas há muito tempo que não se via o Porto fora da luta pelo título a 4 jogos do fim. O duelo diante do Vitória tem tradição, e poderá significar a machadada final nas aspirações de Jesualdo esta época. Sem prognóstico antecipado, esperar para ver, ambas as equipas são capazes do melhor e do pior nesta temporada.
Por falar em melhor e em pior, resta-me dar uma palavrinha ao Sporting, que já há tanto tempo pede o final da época. Os leões de Carvalhal sem objectivos defrontam o Setúbal, em casa na segunda-feira, já depois de saberem o resultado do Guimarães e desse jogo depende a adrenalina dos verdes para este encontro. Vitória do Sporting, tranquila, espera-se.

Simão Santana

Sem comentários: