sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sp. Braga vence (3-2) V. Guimarães em “derby” recheado de polémica



O Sp. Braga venceu esta noite o V. Guimarães por 3-2, num “derby” minhoto recheado de golos, polémica, quatro penalties e outras tantas expulsões de jogadores vimaranenses. Triunfo dramático mantém arsenalistas na peugada do Benfica.

Os derbies são, por norma, jogos carregados de emoção e Sp. Braga e V. Guimarães fizeram questão de comprová-lo. Emoção, de facto, foi o que não faltou no Estádio Axa, à qual se juntou boa dose de polémica suscitada por decisões pouco pacíficas do árbitro da partida, Artur Soares Dias.

O juiz da AF Porto assinalou cinco grandes penalidades – ainda que só quatro tenham contado - e expulsou quatro jogadores do V. Guimarães, três deles já no período de descontos, e depois de ter assinalado o “penalty” que acabaria por garantir o triunfo do Sp. Braga.

O V. Guimarães saiu de Braga derrotado, num jogo em que até foi o primeiro o marcar, por Rui Miguel, quando estavam cumpridos 18 minutos.

Obrigado a correr atrás do prejuízo, e depois de protagonizar entrada apática – remate “madrugador” de Matheus foi a excepção –, o Sp. Braga chamou a si o domínio do jogo. O avançado brasileiro voltou a ameaçar as redes de Nilson com um cabeceamento perigoso, quando estavam cumpridos 31 minutos.

A cinco minutos do intervalo, grande penalidade a favorecer o Sp. Braga, por corte de Andrezinho com o braço. Chamado à conversão, Alan atirou para o fundo das redes e levou o jogo para o intervalo empatado a uma bola.

Se a primeira parte já havia ficado marcada por emoção a rodos, o que dizer da etapa complementar! Com os segundos 45 minutos vieram mais golos, penalties e... quatro expulsões.

Valdomiro foi o primeiro a ver o cartão vermelho. O central do V. Guimarães deixou-se desarmar de maneira infantil por Renteria e viu-se forçado a puxar o colombiano. Chamado à marca dos onze metros, Meyong não desperdiçou.

O Sp. Braga passava para a frente do marcador e, quando a vitória parecia certa, eis que Artur Soares Dias, no primeiro minuto de descontos, vislumbra falta de Rodriguez sobre Roberto e aponta para o centro da área. Andrezinho fez o 2-2.

Porém, a história do jogo não ficaria por aqui. Quando o relógio indicava já sete minutos para além da hora, novo penalty para o Sp. Braga, desta feita por pretensa falta de Andrezinho (foi ele quem viu o amarelo, o segundo) cometida sobre Renteria.

Com o estádio de pé, Meyong respirou fundo e voltou a bater Nilson, sentenciando vitória que teve tanto de dramática quando de saborosa para os arsenalistas.

Indignados com a decisão de Artur Soares Dias, os jogadores do V. Guimarães não se contiveram nos protestos e mais dois recolheram mais cedo aos balneários: João Alves e Desmarets.

Estádio Axa, em Braga

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Sp. Braga: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Madrid e Rafael Bastos (Renteria, 55); Alan, Luís Aguiar e Paulo César (Meyong, 71); Matheus (Hugo Viana, 82)

Suplentes: Kieszek, Paulão, Diogo Valente e Miguel Garcia

V. Guimarães: Nilson; Alex, Gustavo, Valdomiro e Andrezinho; Moreno (Flávio Meireles, 46) e João Alves; Rui Miguel (Jorge Gonçalves, 84), Nuno Assis e Desmarets; Marquinho (Roberto, 68)

Suplentes: Serginho, Renan, Leandro e Bruno Telles

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Alex (39) e Moreno (44), Luís Aguiar (52), Andrezinho (65 e 90+4), Rodriguez (90+1), Eduardo (90+1) e Paulão (90+8). Cartão vermelho para Valdomiro (77), João Alves (90+4), Andrezinho (90+4) e Desmarets (90+8).

Marcadores: 0-1, Rui Miguel (18); 1-1, Alan (41 g.p.); 2-1, Meyong (79 g.p.); 2-2, Andrezinho (90+2 g.p.); 3-2, Meyong (90+7 g.p.)

Ao intervalo: 1-1

Resultado final: 3-2

Fonte. a Bola

Sem comentários: