quinta-feira, 30 de julho de 2009

Expert da Bola

Vamos-lhe apresentar o artigo de opinião de Francisco Lopes, vencedor da rubrica "desafio difícil" da semana passada.

Será que o futebol português está cada vez mais podre?

Será esta uma pergunta nova, ou uma pergunta que se tem arrastado já há algum tempo para cá? Sim, a pergunta não é nova, a situação do nosso futebol também não o é, e sinceramente está cada vez pior.
O futebol que eu falo feliz e infelizmente, simultaneamente, não é o futebol jogado, que apesar de não ter evoluído não tem ficado assim tão pior do que era há uns anos atrás. O futebol que eu falo é todo aquele que se realiza tanto antes com pós jogo. É a mesquinhes, é a trafulhice, é a falta de escrúpulos e em muitos, muitos casos situações ilícitas que pouco dignificam o futebol.
Não irei falar em ninguém em especial, pois tanto, nos clubes rivais como no clube de que sou adepto creio que há situações que pouco dignificam o nosso futebol.
Casos de fruta e chocolate, luta de cervejas, acusações mútuas são o prato do dia. Até pode parecer que estou a reinar um pouco com a situação, mas o facto é que os dirigentes que temos ou são corruptos, ou extremamente burros e incompetentes. Mesmo assim prefiro a burrice de alguns, do que saber que a fruta impera no meu clube, mas isso não interessa.
A incompetência não se faz sentir só a nível dos dirigentes de clubes, também existe e muita nos órgãos que dirigem e gerem o futebol português, há muita lentidão e muita falta de bom senso.
O jornalismo vai de mal a pior, inventa, denigre e é tendencioso…enfim.
O mais recente caso do título de juniores, espelha na perfeição aquilo que venho a referir durante este texto. Comecemos pelo local escolhido, muitos reiteram, eu reafirmo: não havia condições para um jogo daqueles naquele local, os homens destacados para assegurarem a protecção de quem assistia ao jogo era pouca. Depois já sabemos como são certos adeptos (claques) uns com os outros, não ponho as minhas mãos no fogo por nenhum dos grupos, e afirmo mesmo que não saberei quem iniciou a remessa de pedras, podem até nem ter sido os da equipa visitante…ou então porque é que o clube visitado não fornece os vídeos de vigilância.
Uma das maiores incompetências é a jornalística, que tem constantemente crucificado o SLB, vindo até num sitio desportivo a seguinte frase: “Se quiser ser campeão, invada o campo”, ora se assim é então quem devia ser campeão seria o SCP, já que foram os adeptos de casa a invadir o relvado…é ridículo. O presidente desse mesmo clube tem sido o mais ridículo de todos, primeiro aos beijos a um membro lá da claque dele, depois a comentar todos os acontecimentos do clube da Luz, e agora mais recentemente no seu twitter cheio de pontapés na gramática. Nisto realço, o presidente do clube da Luz veio comentar, criticar ou falar sequer do SCP nos últimos tempos??? Não. Há que ser tomada uma postura por parte do Benfica, mas sobre o assunto certo na hora certa.
Depois temos a decisão dos órgãos superiores…porque foi tão tardia? Porque não foram mais salomónicos ainda e não atribuíam o título a ninguém? Não seria essa a solução mais viável? A repetir-se o jogo teria que ser logo a seguir aos confrontos, mas não o foi e daí este caso é selado por uma cadeia de burrice e incompetência….
E assim vai o nosso futebol.

Francisco Lopes

3 comentários:

Fábio Ferreira disse...

"ora se assim é então quem devia ser campeão seria o SCP, já que foram os adeptos de casa a invadir o relvado…é ridículo"

Fantástico!!! Brilhante!!! Também acho que os adeptos do SCP é que foram culpados! Prejudicaram o clube, em vez de se sacrificarem e levar com as pedras arremessadas pelos bem intencionados adeptos do grande SLB!!! Que cobardolas esses adeptos leoninos, a fugirem das pedras...

Parabéns ao Benfica por esse campeonato! Completamente merecido!

Anónimo disse...

ola Fábio...não entendo a tua ironia, não esteve certa a atitude de nenhuma das duas falanges de apoio dos clubes...mas agora culpar só o SLB não me parece correcto...as pedras não caiam só de um dos lados mas dos dois, e a policia até vem dizer que foram os adeptos leoninos a arremessar primeiro...enfim não interessa muito, há que corrigir erros e não voltar a deixar que algo do genero suceda

Fábio Ferreira disse...

Só acho uma falta de respeito, para com os presentes, chamares aquilo de invasão, quando se viu crianças e suas mães a FUGIREM para o relvado, ou será que também estavam a invadir?