terça-feira, 27 de abril de 2010

Canto Curto

Os três grandes e o enorme...

No futebol português sempre se fez a distinção entre aqueles que eram os três grandes e os outros todos, ou seja, o(s) resto(s). Em curtos espaços de tempo raras aparições foram feitas, como o Boavista campeão, ou o Guimarães de há três épocas atrás. Certo é que o tempo se encarregou de os voltar a colocar no lugar deles, nos tais "restos", sem que a tentativa de se afirmarem como 4º grande fosse bem sucedida.
Nos dias que correm temos assistido ao fenómeno Braga. O Bragão de Domingos Paciência que, por ironia ou não, consegue adiar constantemente o mais que previsível título do Benfica. Repare-se que o Benfica se perder no Dragão poderá ser campeão apenas na última jornada, ou nem ser caso acuse a pressão da responsabilidade da vitória na recepção ao Rio Ave. É certo que o Benfica a ser vencedor é um justo campeão, o melhor Benfica dos últimos 20 anos, e comparando com outras equipas só o Porto de Mourinho se equivale. Foi sem dúvida a equipa que mais espéctaculo deu. Mas raparem que a melhor equipa a praticar futebol dos últimos anos, pode eventualmente chegar à 30.ª jornada sem ser campeã. No mínimo curioso. Algo que vai retirar algum mérito à conquista e levantar a especulação dos túneis nas bocas dos adeptos rivais. Lembremo-nos dos últimos títulos do Porto, que sem a espectacularidade do Benfica de Jesus, foi campeão a maior parte das vezes com muita antecedência e sempre pode festejar em casa com os cabelos pintados e afins. O melhor Benfica dos últimos anos pode sofrer a particularidade de nem isso conseguir fazer. Em caso do Porto vencer no Domingo, resolve-se tudo na última jornada e os cabelos pintados e a festa antecipada tem que ficar para outro ano alhures no tempo.
Com isto não quero retirar mérito ao Benfica, até porque comparado com os últimos anos do Porto de Jesualdo acho a equipa da Luz equivalente, senão melhor. Quero sim destacar quem não permite a festa desejada do Benfica. O super Braga.
Se olharmos para as últimas conquistas de Jesualdo, este Braga, talvez tivesse até conseguido superar o Porto pentacampeão. Os guerreiros do Minho estiveram perto de 20(!) jornadas na liderança e depois de a perder nunca cederam na perseguição ao líder. Só uma nódoa no registo, a meu ver, Domingos não quis discutir o jogo na Luz. O jogo que provavelmente deu o título ao Benfica. Domingos foi jogar, como se estivesse a orientar o Braga de há 4/5 anos atrás, um Braga em 4º,5º ou 6º lugar. Se Domingos tivesse assumido um Braga à "grande" na Luz, sem medos e sem receios, talvez nesta altura a tabela da Liga estivesse diferente.
Domingos não se assumiu como um grande, mas justiça seja feita, o Braga não tem que lutar para ser o 4º grande, mas tem que se tentar manter o Braga "Enorme" que tem mostrado ser. Esta ponta final bracarense tem sido algo de grande nível, veja-se o 4-0 à Naval, numa jornada que a pressão estava toda do seu lado, onde não podiam vacilar. Só uma equipa "enorme" pode retardar o título da equipa mais vistosa dos últimos anos em Portugal. Por outro lado, se este Braga não fosse enorme então como classificaríamos o Sporting desta época...

João Vasco Nunes

1 comentário:

MarBurG disse...

Ah e eu a pensar que tinha sido da abertura de pernas que eles fizeram qnd foram ao Dragão...