terça-feira, 25 de agosto de 2009

After Hours

A 2ª jornada da Liga Portuguesa iniciou-se na sexta-feira, com o jogo Olhanense-Leiria, que resultou num previsível, para quem viu o jogo, zero a zero. Um jogo com poucas ocasiões de golo e com um ritmo muito lento, com muita bola no meio campo.
No Sábado, realizaram-se dois jogos, o Académica-Paços de Ferreira e o Sporting-Braga. A equipa leonina era assim o 1º grande a entrar em campo. O primeiro destes jogos terminou empatado a uma bola, com os estudantes a marcarem primeiro, num jogo com alguma qualidade e onde houve perigo junto das duas balizas.
Já o Sporting-Braga terminou com uma derrota para os leões. Foi um jogo onde se voltaram a notar as carências da equipa de Alvalade, que realizou um jogo muito fraco, sem ideias, deixando-se embrenhar pela teia táctica dos arsenalistas. Belo jogo da equipa de Domingos que foi, quase sempre, superior ao seu oponente, somando a 2ª vitória da época.
No Domingo mais quatro jogos. Primeiro jogaram-se o Marítimo-Leixões e o Rio Ave-Setúbal. Estes dois jogos terminaram com o mesmo resultado, um a zero, favorável às equipas da casa. Na Madeira, o Marítimo venceu com um auto-golo, num razoável jogo de futebol, pautado pelo equilíbrio. Em Vila do Conde, um golo por “acidente” de Bruno Gama decidiu a partida, num jogo onde a equipa da casa venceu com justiça, já que teve o ascendente do jogo.
Depois entraram em campo os outros grandes. O Benfica deslocou-se ao Dom Afonso Henriques para defrontar o Guimarães. Jogo muito difícil para os encarnados, que não conseguiram mostrar um futebol fluido e criativo, devido à táctica adoptada por Nelo Vingada, que percebeu muito bem o esquema das águias, montando uma equipa que esteve sempre a disputar o jogo de igual para igual. A equipa visitante acabou por vencer com um golo solitário de Ramires, ao minuto 89, depois de Cardozo já ter desperdiçado um penalty vinte minutos antes. Nota para a equipa vitoriana que terminou o jogo com 9 elementos, devido às expulsões de F. Meireles (no lance do penalty) e de Nuno Assis, por protestos, já depois do golo do Benfica.
O Porto-Nacional terminou com um enganador 3-0 para os dragões. E digo enganador pois os azuis e brancos só chegaram aos golos nos últimos 25 minutos. O primeiro tento chegou da marca dos onze metros, a punir mão na bola de Cléber dentro da área nacionalista. Este lance resultou na expulsão deste (vermelho directo) e de Clebão, por protestos. O reforço Falcão converteu e o Nacional, com 9, nunca mais se encontrou, chegando o clube da Invicta à goleada.
A jornada fechou com um Belenenses-Naval, com vitória por duas bolas a zero para a equipa da casa. Um jogo com domínio claro para o emblema da Cruz de Cristo, que mostrou ainda uma Naval tímida e com fraca propensão para o jogo atacante.
Esta semana temos duas “Belas”: Ramires e Falcão. O primeiro pela boa exibição e pelo golo salvador que marcou pelo Benfica em Guimarães, naquela que foi a sua estreia interna pelo clube da Luz. O segundo por marcar o segundo golo pelo Porto, em dois jogos para o campeonato. Apesar de ter marcado de penalty, a verdade é que mostrou faro pela baliza, como se comprova num excelente remate que efectuou à trave da baliza contrária e pela sobriedade que mostrou na marca dos onze metros.
O “Monstro” da semana é Paulo Bento. Sendo o treinador do Sporting é ele o principal culpado pela péssima fase que a equipa atravessa. Além disso é incrível a inoperância táctica que demonstrou quando a equipa estava a perder, não conseguindo transformá-la no decorrer da partida!


Vítor Madeira

Sem comentários: