sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Juiz de linha

Caso: Esta semana decidi falar num episódio, que os users tanto pediram para que fosse tratado no blog. Chegada do Sporting ao aeroporto de Lisboa. A equipa leonina teve uma recepção hostil, com alguns adeptos a lançarem algumas criticas ao staff dos leões. No centro das atenções esteve JEB ao responder à letra a um adepto que estava a manifestar-se contra o actual momento da equipa. Alvo principal das criticas… Paulo Bento.

Quid Iuris?
Os adeptos estão no seu pleno direito de exigir mais ambição, ao staff técnico. Depois do início “frouxo” do Sporting, também têm igualmente o direito de reclamar por mais qualidade. Mas curioso o facto, de para os lados de Alvalade, se ter perdido a cabeça depois de um jogo em que o Sporting teve uns furos acima, do que vinha a ser habitual até aqui. É verdade que a Fiorentina afastou os Leões da Champions, mas o Sporting acaba por não perder nenhum dos dois jogos. Podem dizer que, mesmo assim o Sporting não jogou aquilo que devia jogar, principalmente na segunda mão. Mas não podemos igualmente dizer que a Fiorentina tivesse sido melhor no conjunto das duas mãos. Também não se pode culpar o treinador, por Djaló em vez de ter instinto finalizador, ter mais jeito para pôr “pirilampos” nos pés.
Isto torna-se curioso! Ainda há poucas horas, ouvia um adepto Português num dos habituais fóruns destinados a discutir futebol, dizer que quando passaram a eliminatória com tremenda sorte contra o modesto Twente, ninguém se manifestou pelo pobre futebol praticado. Agora, depois de serem eliminados contra um adversário teoricamente favorito, em que jogaram suficientemente bem, para eliminar os Italianos, foram reclamar com a equipa.
Lembro também as imagens, que mostravam um adepto, ou talvez não, a repudiar a entrevista que o capitão Moutinho dera no final do jogo. Isto por causa, de Moutinho, ter dito que a equipa tinha jogado bem! Ora o suposto adepto desejava o quê? Que o capitão dissesse que a equipa tinha jogado péssimo, quando isso era mentira?
Então se o Sporting não jogou bem, a Fiorentina terá jogado?
E mesmo que a exibição tivesse sido má, nunca se vê alguém vir a publico dizer exactamente isso! Ou seja, ele como capitão, e qualquer outro jogador, apenas têm que tentar levantar o moral do grupo! Não afundar ainda mais a equipa com declarações polémicas.

Sentença: É compreensível o que se passou, visto se tratar de uma bola de neve, em que os adeptos desesperam por resultados. A manifestação não é tanto pela eliminação, nem pela exibição, mas sim pelo que vem de trás.
Mesmo assim, são cenas escusadas! Esta equipa do Sporting já acusa algum desgaste, alguns jogadores já acomodados ao clube. Muitos procuram sair à primeira oportunidade, e é nestes momentos que a equipa precisa de apoio!
Quanto a Paulo Bento, eu reconheço-lhe algumas limitações. Demora um pouco, por vezes, a ler o jogo no banco. Segundo notícias recentes, tem tratamentos diferentes para com os jogadores, dentro do balneário. A juntar a isto, em quatro anos, ainda não chegou à conquista do título.
Ainda assim, e apesar da contestação que é alvo, há situações que não lhe podemos tirar o mérito. Todos os sportinguistas se gabam de a equipa alinhar com 8/9 jogadores formados no clube! Ora, quem tornou isso possível? Os próprios adeptos? Não me parece! Os presidentes? Também não! Ou seja mérito completo de Paulo Bento! Na fase critica que a economia do leão atravessa, conseguir lançar tantos jovens, é no mínimo brilhante. E também será a solução ideal para resolver esses problemas económicos. Reparemos! Todos estes jovens competiram na formação com outros jovens craques dos outros dois grandes, por exemplo. Todos eles eram equivalentes, ou seja, não havia grande diferença entre as camadas jovens, em relação ao Benfica e ao Porto. Então onde se encontram esses jovens dos outros grandes? No Benfica, nos últimos dez anos, singraram no máximo três jogadores. No Porto, muitos ainda pertencem aos quadros, mas rodam anos a fio por divisões secundárias… Ou seja, é preciso a pessoa certa para lançar jovens da cantera, e Paulo Bento nisso é mestre, sabe-o como ninguém. E depois de tudo isto, conseguir com esses jovens presenças na Liga dos campeões, ainda mais mérito se lhe deve dar!
Aos sportinguistas, que têm todo o direito de ambicionar o 1º lugar, lembrem-se que a equipa mal se reforçou. E se Bento sai, talvez nunca mais saia tamanha quantidade de jovens da formação. Talvez queiram um Sporting recheado de Pedros Silvas, Rochembacks e Vukcevics!?

João Vasco Nunes

Sem comentários: