terça-feira, 25 de agosto de 2009

Lista Preferencial




Luís Alberto

Este médio Brasileiro chegou a Portugal na época passada. Veio do Cruzeiro e nas primeiras semanas rapidamente passou do anonimato ao “estrelato”. Começou cedo a dar nas vistas e foi com naturalidade que o seu nome foi associado a alguns clubes estrangeiros no último defeso. Apesar de ser um dos jogadores “insulares” mais cobiçados e mais cotados, Rui Alves conseguiu mantê-lo na Madeira, o que se trata de uma enorme mais valia para o plantel nacionalista.
Médio possante, faz valer o físico como o seu ponto forte, juntamente com o jogo aéreo.
“Varre” toda a zona intermediária do terreno, ganhando imensos lances de cabeça. A época passada foi mais frequentemente utilizado como interior direito, no losango de Manuel Machado. Este ano a tendência parece ser igual.
No meu entender este jogador seria muito mais rentável como N.º 6 (trinco), mas devido ao esquema do Nacional, onde Cléber faz essa posição há alguns anos, Machado prefere utilizar o Brasileiro na interior. O jogador é muito importante no balanceamento defensivo dos “insulares”. Talvez nos próximos jogos poderemos vê-lo actuar a 6, visto o castigo imposto a Cléber.
No entanto o jogador padece de algumas lacunas. É algo limitado tecnicamente, mas para a zona do campo que ocupa, não é de estranhar. Outro aspecto negativo, é o facto de algumas vezes se perder nas marcações individuais e levar esses “duelos” demasiado a sério, entrando em algumas picardias. Um aspecto que poderia ser trabalhado seria o seu jogo aéreo em zonas ofensivas. O jogador poderia ter mais liberdade para aparecer em situações de ataque nas áreas contrárias, visto possuir o jogo aéreo forte, que já antes falei. À semelhança, do que fez ao Zenit, Luís Alberto, poderia beneficiar muitas mais vezes deste tipo de movimentos.
Um jogador a rever. Veremos se o jogador tem algo mais ainda a mostrar, porque se conseguir continuar a revelar-se pelos relvados da Liga Sagres e quiçá da Taça Europa, será uma excelente alternativa de mercado aos grandes Portugueses. Ao invés de se perder, por um qualquer clube estrangeiro de meio da tabela…

João Vasco Nunes

1 comentário:

OMC disse...

Bom trabalho,

visitem também o nosso blog:

http://omaiscredivel.blogspot.com/