quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Expert da Bola

O vencedor da semana passada do Desafio difícil, chama-se Cristiano Moreira. É natural do Cartaxo e é um ex-praticante de Futsal.

Os Guarda- Redes também podem voar

Insólito ou não, ontem (semana passada) vimos R.Patrício salvar o Sporting de uma possível derrota às mãos dos holandeses, acreditamos que foi a determinação e a vontade de vencer que moveu heroicamente este jogador que costuma defender e nao atacar....mas o que faz com que os guarda-redes se comportem assim??? a entrega? a paixao pelo clube? a determinação? ...Qualquer coisa faz com que estes estranhos jogadores que saem da baliza como gigantes no ar...e sentir que salvaram a equipa é sempre um grande alivio....hoje conhecemos alguns deles...alguns heróis que nao só defenderam mas também souberam marcar quando foi preciso. Ricardo, Higuita, Chilavert,Gordon Banks.....e muitos outros. Hoje em dia os jovens jogadores querem ser pontas-de-lança, ou outra posiçao em vez de guarda redes, o que traz algum desmérito aos guarda redes....mas hoje em dia na minha opiniao ser-se guarde redes, defender as cores do clube, defender um símbolo, é um feito único, um orgulho, nao podemos dizer que nao gostamos porque nunca experimentamos, nao custa nada tentar, que hoje temos o exemplo do jogador Ricardo que foi ponta-de-lança e hoje é guarda redes do Bétis de Sevilha. Quem sabe podemos formar bons guarda redes daqui a alguns anos. Hoje em dia quando uma equipa ganha, o mérito vai normalmente para jogadores de campo, e muitas vezes o guarda redes não é reconhecido por defender a equipa, mas na minha opinião o guarda redes é o elemento mais importante da equipa porque defende a equipa, evita os golos. Hoje vejo na rua miúdos a jogar, mas muitas vezes a discussao é quem é o guarda redes ou que vai ser...penso que muitas vezes o herói acaba por ser o guarda redes, quando a equipa vence.
Muitas vezes assisti a uma palestra depois de um jogo em que o guarda redes era sempre muito elogiado, e ficava muito contente porque sabia que por ser guarda redes, estar ali, numa baliza por vezes quieto ou evitar que uma bola entrasse para a baliza era fácil, não é, os treinos nesta posição por vezes sao mais duros que os dos jogadores de campo. Por isso é que digo vida de guarda redes não é fácil...mas com trabalho duro e dedicação podemos chegar longe e quem sabe ao topo, para olharmos para trás e pensarmos: com trabalho chegamos longe. Ser "Keeper" é ser herói de um jogo!

Cristiano Moreira

Sem comentários: