terça-feira, 25 de agosto de 2009

Remate de Costa a Costa

Estado do nosso Futebol

Depois das duas primeiras jornadas, e numa altura em que muito se fala de futebol, dei por mim a pensar no actual estado do futebol português comparativamente ao resto da Europa e as minhas primeiras conclusões, e refiro-me ao actual momento, não são nada positivas.
Ora vejamos os primeiros dados da Liga Sagres:


- No final da 2ª jornada foram apenas marcados 22 golos em 16 jogos, média de uns incríveis 11 golos por jornada, 1,3 golos por jogo.
- Apenas 6 equipas conseguiram o doce sabor da vitória, mas neste momento todas as equipas participantes na Liga Sagres conseguiram pontuar, sendo o Braga a única equipa a obter 2 vitórias em tantas jornadas.
- 5 equipas ainda não conseguiram marcar qualquer golo, e apenas 2 ainda têm as suas balizas invioláveis.
- 5 cartões vermelhos mostrados até ao momento, sendo que 4 foram na ultima jornada e em apenas 2 jogos.

Visto estes números, reflecti sobre o assunto e verifico aquilo que de mais óbvio se pode constatar que é a fraca qualidade dos jogos de futebol nos nossos estádios.
Jogos em que à fraca qualidade se junta a enorme quantidade de faltas, ao pouquíssimo tempo útil de jogo, fracas arbitragens, grande quantidade de casos…

Nada disto pode ser saudável para um campeonato em que muito se vive as questões clubísticas, num país em que existe 3 jornais desportivos diários em que só abordam basicamente o desporto rei, em que quase todos os dias se fala do nosso futebol nas televisões. A paixão pelo nosso futebol é enorme em Portugal. Enorme demais para a qualidade apresentada pelas equipas.
Em Portugal joga-se demasiado para os pontos, e não para a vitória. Joga-se demais para não sofrer golos e não para os marcar. Principalmente nas chamadas equipas pequenas.
O futebol vive de golos. Em Portugal joga-se para evitar que eles sejam marcados. Ou seja em Portugal mata-se o futebol.
Comparando o nosso futebol com o resto da Europa dá-me uma enorme vontade de rir. É anedótico. Neste momento Portugal já não se encontra na 2ª linha do futebol Europeu, e já duvido que se encontre na 3ª. Em países como Russia, Ucrânia, Roménia… joga-se sempre para ganhar. E já não falo numa Premiership em que joga-se sempre ao ataque, em que a cada minuto que passa ocorrem cerca de 3 a 4 situações defesa-ataque.
É aqui que Portugal deve obter referência, nos melhores. E os melhores estão em Inglaterra, Espanha…

É urgente mudar as mentalidades dos responsáveis pelo futebol em Portugal: Treinadores, Dirigentes, Jogadores...

É importante deixar de importar jogadores estrangeiros de baixa qualidade e deixar miúdos com grande margem de progressão rodar no banco a assistir a jogos fracos em que nada aprendem.

É urgente reanimar o Futebol Português…Pois neste momento, está MORTO.


Sem comentários: