sábado, 15 de agosto de 2009

Juiz de Linha

Caso: Esta semana, em vésperas de encontros Internacionais, rebentou mais um caso na F.P.F., Ronaldo não terá supostamente avisado o Staff técnico da sua súbita doença. Cristiano Ronaldo, segundo a versão Madrilena, teria “apanhado” uma simples gripe, o que fazia com que ele não pudesse integrar a Selecção das Quinas, para o amigável do Liechtenstein. Da parte da F.P.F. ouviram-se “ecos” de que o caso deveria ter sido melhor tratado e explicado convenientemente.

Quid Iuris?

No meu ponto de vista este dossier foi algo mal gerido. Estou plenamente de acordo com as “vozes” que surgiram, dizendo que Ronaldo deveria ter se explicado imediatamente. É certo que se atravessa uma epidemia à escala global. O Real Madrid pode ter pensado em salvaguardar a sua imagem, tentando por isso, que nada saísse para a imprensa, que depressa tratou de especular… Daí se justificar, que fosse o próprio “capitão” da selecção a esclarecer a situação junto dos responsáveis. Responsáveis esses, que desde o seu inicio, sempre tiveram uma relação de Pai – filho com ele. Já para não falar em Carlos Queirós que “andou com ele ao colo” em Manchester.
Depois de ouvir o seleccionador Nacional falar do caso, como se se tratasse de uma “esposa traída”, pensei… Mas será que Queiroz ainda não tinha pensado que depois da ida de CR9 para o Real Madrid estes problemas seriam banais? É que o próprio Queiroz já por lá passou, e já deveria saber que, os Merengues não estariam dispostos a libertar um jogador, que digamos que lhes custou quase 100 milhões de Euros, para amigáveis contra o Liechtenstein. Diria mais, será que Carlos Queiroz, ainda não se apercebeu que, depois da ida de Ronaldo para o “clube do marketing”, Ronaldo nunca mais deverá disputar amigáveis por Portugal? … A não ser aqueles contra o Brasil, onde o patrocinador pagua imenso para ele lá estar!!!
É neste ponto de situação, que Cristiano deveria ter intervindo, marcando uma posição. Ronaldo terá que fazer valer o seu nome mais alto, que o poderio do Real. Desta vez pode ter sido por doença, mas haverão próximas!

Sentença: Cristiano Ronaldo, sem sombra para dúvidas, deveria ter esclarecido o Staff nacional. Já chega dos “joguinhos” que Mourinho fazia no Porto, onde não queria que os seus jogadores fossem utilizados excessivamente pela Selecção.
Estes jogos, são de preparação, logo são precisos todos. Todos mesmo, visto haver pouco tempo de treinos e de preparação numa Selecção.
E depois do que presenciei na quarta-feira, é caso para dizer, que há algum tempo que não via Portugal a praticar tão bom futebol (ainda que só nos primeiros minutos). A táctica mudou, certo! Mas houve outra “coincidência”, Ronaldo não jogou. E assim sendo, não se viram excessos nem individualismos. Coincidência ou não, eu diria que se estes “episódios” continuarem, e se em Portugal existissem homens “sem medo”, era caso para o Senhor Ronaldo se “meter a pau”. Apesar de CR9 resolver jogos, outros valores deveriam imperar… Por falar em “resolver”, parece que está por horas a entrada de mais um na selecção, e um daqueles que “resolve”!!!

João Vasco Nunes para Futebolartte

Sem comentários: