quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lista Preferencial

Nesta nova rubrica semanal, irei procura fazer uma análise técnico – táctica de jogadores da Liga Sagres. Jogadores que mostrem algum potencial e que possam dar um “salto” nas suas carreiras. Tentarei nunca apresentar aqui jogadores de alguma forma muito conhecidos.

João Aurélio



Jovem alentejano, natural de Beja, já conta com presenças nas selecções nacionais de base. Conta igualmente, mais recentemente, com chamadas aos sub-21. Dividiu a sua formação, entre o Desportivo de Beja e o Despertar, ambos da sua terra natal. Viria a terminar a formação em Guimarães, no vitória local. Antes de chegar ao Nacional da Madeira, actuava no Penalva do Castelo na II divisão, onde deu muito nas vistas.
Trata-se de um jovem muito versátil, esguio de físico, com os seus 1,85 de altura e 75 kg. Apresenta-se como extremo, mas pode actuar mais atrás como médio ala, desempenha qualquer uma das funções na normalidade. Jogador destro, no entanto pode actuar do lado esquerdo, também podendo cair em algumas ocasiões no centro do ataque. Mas é mesmo nas alas, principalmente na direita, que ele se destaca, onde consegue utilizar muito bem o seu ponto forte… A sua inteligência a desmarcar-se! João Aurélio consegue com as suas movimentações abrir espaços, aproveitando depois as desatenções defensivas, para com a sua velocidade progredir na direcção da baliza. Ele acompanha os defesas através da linha defensiva e no momento do passe, consegue muito bem soltar-se aproveitando o movimento contrário dos defesas. Muito bom no jogo sem bola!
No entanto o jovem internacional, ainda contém algumas lacunas. A mais notória é sem dúvida o jogo de pés. Apesar de possuir uma finta fácil, João Aurélio ainda demora a pensar o jogo, e a soltar a bola nas melhores condições para os seus companheiros.
Muitas são as vezes que o jovem extremo ganha a linha, e não consegue colocar a bola nas melhores condições, nem no momento exacto, para o interior da área contrária. A prontidão de execução, é sem dúvida um aspecto a melhorar de forma a poder pensar em progredir, ainda mais, na sua curta carreira.
Um jogador a ter em atenção, tanto a nível de carreira clubística, como a nível de selecções.

João Vasco Nunes

Sem comentários: