segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Canto Curto

“Pré visões” de Pré época

Esta semana na minha habitual rubrica, irei falar sobre aquilo que na minha opinião vai ser um pouco do próximo campeonato de futebol. Irei lançar alguns nomes que podem dar nas vistas, e analisar os momentos dos grandes.
Em semanas anteriores já havia escrito que a euforia “encarnada” era enorme. Mais enorme ficou depois da vitória sobre o suposto colosso AC Milão. Certo é que estas euforias são desmedidas. O Benfica enfrentou um opositor debelado, que na minha opinião apenas apresentava um eixo central defensivo de categoria, mais o craque Pato solto na frente. A exibição benfiquista foi boa, sim! Mas a espaços! Para não falar que os erros defensivos têm sucedido, e que para uma equipa que já “se diz” ser campeã, não acho grandes sinais, não jogar com um lateral de raiz (embora se perceba a lesão de Maxi de um dos lados). E muitos menos são sinais vitais, quando um Guarda-redes faz o que faz aos seus próprios associados. Tem sido muito criticado? Tem! Às vezes injustamente? Sim! Mas não tem razão naquilo que fez, porque o que ganha tem que chegar para ouvir todas as criticas do Mundo. Lembre-mos Ricardo, ele que justa ou injustamente, foi o guardião mais criticado pela imprensa desde que tenho memória. Então em ambos os jogos contra a Inglaterra, ao defender as grandes penalidades, qual seria a reacção dele? Despia-se para o público??? Mais profissionalismo, senhor Quim… uma equipa que já quer ser campeã, não deve coabitar com situações destas no balneário!!!
Falando sobre os trajectos do campeonato, e apesar de tudo o que disse anteriormente, o Benfica até parece ser capaz de dar luta ao Porto, mas a um Porto que a mim, me parece semelhante ao anterior, e daí continuar muito forte. Penso que a grande “contratação” do Benfica este ano será Aimar, que parece outro jogador nesta pré época. Mas veremos o que o Benfica vale, quando entrar em acção contra as equipas do “nosso” campeonato. Aquelas que marcam em cima, batem muito, chateiam muito, e às vezes metem lá o autocarro atrás. Isso será o grande desafio do Benfica, porque há muito que o Porto já descobriu a chave para esses problemas internos. Para corroborar isto, veja-se que o pior jogo da pré temporada do Benfica foi com o Olhanense
Por falar em alternativas ao Porto, muito se tem dito mal do Sporting. Atenção, os leões parecem muito acomodados e com pouca ambição, sim! Mas dos lados de Alvalade, já estamos habituados a mudanças do 8 ao 80. O Sporting há muito que consegue passar de momentos de 5 jogos sem vencer, para muitas vitórias seguidas. Para isso aproveitam, momentos chave que dão muito moral à equipa. E esse momento pode ter sido o golo na Holanda. Se o Sporting entrar bem no campeonato, a vencer, poderá deixar este mau momento para trás, e arrancar rumo ao título. Acho que se está a desprezar muito os leões, e sabemos que Liédson gosta de “aparecer” lá mais para a frente, e “este” Matias Fernandez, tem ainda muito a dar ao esquema de Paulo Bento…
De alternativas, este ano não se deverá falar do Braga, visto o que já se viu… Penso que a luta pelo quarto lugar, andará por Braga, Nacional, Marítimo e Guimarães, não descartando uma eventual surpresa. Ainda assim penso que o Nacional terá condições para repetir o lugar da época transacta.
Tendo em conta o Porto, no meu ponto de vista, é mais do mesmo. Uma equipa com ambição, cujas entradas novas já se mostram integradas. Talvez maior dificuldade nas competições externas, devido a alguns dos novos jogadores ainda não terem muita experiência nesse capitulo. Quanto a figuras, acho que Belluschi irá ser a chave do esquema de Jesualdo. Trata-se de um jogador que me causou boa impressão. Não dará a mesma consistência ao meio campo portistas, mas integra-se com muito mais perigo no ataque.
Termino com as surpresas que poderão despontar no campeonato. Faioli, ponta de lança do Leixões já falei dele anteriormente. Jogador a rever! Cláudio Pitbull, desta vez emprestado ao Marítimo, deverá repetir as boas épocas já passadas em Portugal. Por falar em emprestados do Porto, Rabiola terá uma boa época para se mostrar em Olhão, assim me parece. Felipe Lopes, do Nacional, deverá ter o seu ano de afirmação. Fernando Alexandre no Braga, parece-me que irá ser uma boa surpresa, assim como Cris no meio campo academista. Por entre, talvez um francês da Naval, ou outro qualquer brasileiro do Nacional, teremos certamente mais surpresas inesperadas.
Só espero que tenhamos uma bela competição este ano, e que os golos substituam os casos de arbitragem, são os meus votos!!!

João Vasco Nunes

1 comentário:

Rui Costa disse...

por falar em jogadores em ter atenção...destaco o Zequinha ... parece-me um jogador preparado para se mostrar em Olhão...atenção ao miudo