sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Juiz de linha

Esta semana, dar-se-à inicio a uma nova rubrica. Rubrica essa que é exclusiva do Futebolartte. O nosso blog foi convidado a escrever para esse grande blog, e a resposta foi obviamente afirmativa. Todas as semanas colocarei aqui o texto de cariz opinativo, logo depois de ele ser publicado no Futebolartte. Espero que gostem...


Caso:

Recentemente Domingos Paciência, o mais recente treinador do Braga, “atirou achas para a fogueira”, como quem diz, soltou algumas acusações, nos diários desportivos contra o seu antecessor no cargo, Jorge Jesus. As críticas do ex-avançado do F.C.Porto ao actual treinador do Benfica têm sido de uma enorme regularidade. Manifestou o seu desagrado contra os métodos de treino de Jesus, dizendo que os seus actuais jogadores, estavam cheios de debilidades físicas. Mais tarde, alegou que os resultados desportivos do Braga da época passada não tinham sido tão bons quanto o que ele esperava fazer este ano. E por fim (sem saber se foram as últimas) ainda veio falar de questões tácticas, dizendo que se alguém achava que César Peixoto era defesa esquerdo, não era nessa posição que ele o utilizaria.


Quid Iuris?

No meu ponto de vista, esta situação por parte do senhor (Réu) Domingos Paciência, é no mínimo caricata. Das duas, uma, ou Domingos tinha o texto encomendado por algum superior seu, ou não tem a mínima noção da realidade, pela menos da época transacta. Tratam-se de declarações que mostram um Domingos “arrogante” e “convencido”. De Jesus nem uma resposta se ouviu, preferindo, quem sabe, ficar a assistir por fora a todo este “processo” iniciado pelo seu colega de trabalho. No que toca às acusações, uma por uma, em relação à primeira de todas, não vejo que faça de Domingos melhor treinador que Jorge Jesus. No fim da época, a tabela indica quem tem mais pontos, não quem teve menos lesões. Até pode ser mau para Domingos receber algumas lesões da época anterior, mas também existe um departamento médico no clube, que deve ter responsabilidade nesses parâmetros. Já agora não deve ser por isso que Domingos justifica o seu mau início, porque até já dispõe do Peruano Rodriguez, visto que no ano passado, foi notória a sua ausência durante mais de metade da época. E nós bem sabemos do valor que ele tem, e da qualidade que acrescenta a uma equipa como o Braga. Logo neste ponto, se alguém se devia queixar era Jesus, que não contou com uma das suas pedras bases durante muito tempo. Indo directamente para o terceiro ponto, em relação a Peixoto, não sei se será o lateral esquerdo ideal para um “grande”, mas com certeza, que Jesus o deseja devido à sua utilidade e versatilidade noutros sectores do terreno. Neste ponto penso que Domingos tenha razão, embora tenha-mos que dar tempo ao tempo, porque se o jogador é da confiança do actual treinador do Benfica, só Jesus saberá o que pretende dele.
Indo por fim ao encontro do segundo ponto, e tendo em conta que escrevo esta “sentença”, ao mesmo tempo que o Braga acaba de ser eliminado, de forma um pouco “vergonhosa”, pelo Elfsborg. Acho que só pela tentativa de comparar o “seu” Braga ao de Jesus, Domingos deveria ser acusado de “crime”, e nem precisamos de falar da forma de jogar, falemos só dos resultados desportivos “anunciados” por ele próprio. Quanto ao campeonato, Domingos volta a ter o tempo de seu lado, e convém que o tempo o ajude e muito…

Sentença: Tendo em conta que Domingos, parece já ter feito regredir o Braga uns 5 anos atrás, e conseguiu nem sequer entrar no Playoff da Liga Europa. Tendo em conta também, que Jesus se manteve calado, em vez de entrar em discussões, e talvez a esta hora, esteja a pôr em pratica o provérbio popular: Quem ri por último, ri melhor!!!
Previsivelmente, “aplico a pena” a Domingos Paciência. Se Domingos tem o objectivo de algum dia chegar a treinar o clube dos seus sonhos, terá que ganhar um pouco mais de humildade, e aproveitar, agora sim, esta oportunidade de maior nível. É caso para dizer, ou Domingos despeja um pouco o peito, “arregaça as mangas”, e pede ajuda divina para que os resultados apareçam (rapidamente) com o tempo, ou então, dentro de uns meses esta pena, pode incorrer em pena agravada (despedimento), que talvez nem os seus superiores sejam capaz de evitar...

João Vasco Nunes

Sem comentários: