terça-feira, 3 de novembro de 2009

Madaíl: «É urgente mudar os regulamentos»

LÍDER FEDERATIVO COMENTA POLÉMICA DOS JUNIORES



Gilberto Madaíl pronunciou-se esta segunda-feira sobre os polémicos incidentes ocorridos em junho no encontro entre o Sporting e o Benfica, da fase final do campeonato nacional de juniores. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol lembrou a necessidade de agilizar a justiça desportiva e defendeu a importância de mudar os regulamentos e aprovar o novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Comunicado em versão integral:

"Agora que foi conhecida a decisão do Conselho de Justiça sobre os lamentáveis incidentes registados na última jornada do campeonato de juniores da época passada, posso expressar a opinião que reservei para mim enquanto o processo tramitou nos órgãos jurisdicionais da FPF.

Quando os factos ocorreram, estava fora do país devido a compromissos na qualidade de membro do Comité Executivo da UEFA e não pude acompanhar de perto a situação mas defendi que se mandasse imediatamente repetir ou continuar o jogo a partir do momento da interrupção.

Infelizmente, os regulamentos obrigavam à instauração de um processo disciplinar no âmbito do qual competia, em exclusivo, aos órgãos jurisdicionais a decisão de mandar ou não repetir a partida. A época terminou dois dias após os incidentes e alguns jogadores deixaram ser juniores nessa data. O jogo não foi reatado nem repetido.

Mais uma vez, uma tomada de decisão célere da FPF, defendida por mim e outras pessoas, esbarrou nos velhos problemas do futebol português. Mais uma vez, fica evidente que é urgente mudar os regulamentos e estatutos federativos.

Como se sabe, de acordo com o Regime Jurídico das Federações Desportivas em vigor, a Direcção que lidero apresentou uma proposta de novos estatutos (elogiada pela UEFA e pela FIFA) que poderia abrir caminho a algumas soluções, nomeadamente reforçando os poderes do executivo para tomar medidas céleres e adequadas a várias situações (ficando, naturalmente, responsável pelas decisões tomadas) mas, infelizmente, esse documento não foi aprovado em Assembleia Geral.

Gilberto Madaíl

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol"

Fonte: Record

Sem comentários: