terça-feira, 15 de setembro de 2009

After Hours

Chegámos à 4ª jornada da Liga Sagres. Esta iniciou-se com a goleada do Guimarães na recepção à Naval. A equipa da casa venceu por 3-0, controlando por completo o jogo, e alcançou a primeira vitória da temporada.
No Sábado realizaram-se dois encontros. Primeiro jogou-se o Rio Ave – Nacional, que terminou com a vitória para os da casa por duas bolas a zero. Vitória justa dos da casa, que estiveram quase sempre por cima no jogo.
Depois entrou em campo o primeiro grande a alinhar nesta jornada. O Porto recebeu e goleou o Leixões por 4-1. A equipa visitante entrou melhor no jogo e criou algum perigo mas os visitados marcaram 1º e depois realizaram uma 1ª parte de luxo, marcando por mais 3 vezes. O Leixões já reduziu na 2ª parte. Vitória sem contestação dos azuis e brancos. Nota para mais um golo de Falcão, que já vai com 4 na competição e para o 1º golo de Hulk esta época.
No Domingo a jornada fechou com a efectivação dos restantes jogos. De manhã (!!!) realizou-se o Marítimo – Braga. A equipa de Domingos venceu por 2-1 e manteve o registo intocável neste campeonato: 4 jogos, 4 vitórias. Foi um jogo equilibrado que poderia ter caído para qualquer das partes.
Setúbal – Leiria e Olhanense – Académica foram os jogos que se seguiram. No primeiro mais uma goleada sofrida pelos do Bonfim, que perderam por quatro bolas a zero. Desorientação total e clara falta de qualidade da equipa de Carlos Azenha (que será, seguramente, demitido) que está, segundo a minha opinião, condenada a fazer um Campeonato no mínimo sofrível. Mérito para os leirienses que aproveitaram para golear. No outro jogo aqui referido, o Olhanense venceu por 2-1. Jogo mais equilibrado e onde a incerteza no resultado durou até ao fim.
Depois entrou em campo o Benfica, que se deslocou ao reduto do Belenenses. A equipa de Jorge Jesus voltou a golear, desta vez por quatro bolas sem resposta. Mais um grande jogo dos encarnados, que serviu também para mostrar que este Belém precisa de mais trabalho e tempo para acertar passo.
A jornada fechou com o Sporting – Paços de Ferreira, que terminou 1-0 favorável aos da casa. Jogo muito difícil para os leões, que só conseguiram o tento aos 81 minutos, pelo inevitável Liedson, numa exibição pálida mas esforçada. Esforço inglório dos pacenses, que apesar do acerto em quase todo o jogo deitaram tudo a perder no lance do golo leonino.
Esta semana escolhi para “Belas” três figuras: Álvaro Pereira, pela soberba exibição do uruguaio frente ao leixões, onde esteve ligado a 3 dos 4 golos; Liedson, pelo golo salvador e por continuar, há sete épocas, a mostrar o mesmo incrível faro goleador pelas balizas adversárias; e Domingos Paciência, pelo excelente início de campanha do “seu” Braga que soma por vitórias todos os jogos já realizados.
Os “Monstros” são dois: Laranjeiro e Zarabi. O lateral do Leixões teve influência em 3 dos 4 golos do Porto, cometendo erros atrás de erros e realizando uma exibição paupérrima.
Por outro lado, devem perguntar-se o porquê de destacar apenas um jogador do Setúbal. A explicação é simples: além de mais uma exibição horrível nesta jornada, o central argelino volta a demonstrar esta época (depois do ano passado ter alinhado pelo Belenenses) que não tem a mínima qualidade para jogar na 1ª Liga Portuguesa.


Vítor Madeira

Sem comentários: