terça-feira, 29 de setembro de 2009

After Hours

A jornada deste fim de semana iniciou-se na sexta feira com a recepção do Olhanense ao líder Braga. A equipa de Domingos manteve a série imbatível, ganhando por uma bola a zero, com mais um golo do brasileiro Alan. Os bracarenses mostraram esta jornada possuir, além da boa equipa, um enorme coração já que marcou o golo ao 94 (!!!) minutos.
No Sábado realizaram-se a maioria dos jogos desta jornada, devido às eleições legislativas que se realizaram no Domingo. Primeiro jogaram o Setúbal e o Paços de Ferreira. A equipa forasteira conseguiu uma importante vitória, obtendo um golo logo no início da partida que se revelou decisivo.
Seguiu-se o Marítimo – Naval. A equipa de Augusto Inácio, que estava na última posição, conseguiu conquistar a 1ª vitória, vencendo por 2-1 num campo muito difícil, como é o Estádio dos Barreiros. O jogo foi equilibrado e a sorte acabou por sorrir aos navalistas. Destaque para Carlos Carvalhal, que depois desta derrota foi afastado do comando técnico dos madeirenses.
O Rio Ave – Académica foi o jogo que se seguiu. Um empate a zero entre duas equipas que não arriscaram muito nem quiseram correr riscos. No entanto, a existir um vencedor teriam de ser os “estudantes”, que estiveram sempre mais perto do golo.
O quarto jogo desta jornada foi o Porto – Sporting, o primeiro derby da época. Num jogo marcado pela contestação ao árbitro por parte dos “leões” (com razão), o golo solitário de Falcão acabou por decidir o jogo. Na 1ª parte houve mais Porto, que entrou de rompante no jogo. Contudo, na 2ª parte, e já depois da expulsão de Polga e do penalty falhado por El Tigre na sequência da mesma, o Sporting acordou e encostou por completo o Porto às cordas. Apesar de ter sido um esforço inglório, pois a equipa de Paulo Bento não conseguiu chegar ao golo, é de louvar esta atitude da equipa verde e branca. A expulsão de M. Veloso nos minutos finais da partida levantaram o tom da contestação a Duarte Gomes, sendo que Paulo Bento até entrou em campo para pedis satisfações ao juiz da partida.
A fechar realizou-se o Benfica – Leixões. Mais uma goleada e um excelente jogo dos encarnados, que cilindraram os “Bebés” por 5-0! Mau jogo da equipa de José Mota, que entrou muito violenta na partida e logo aos 27 minutos viu Pouga ser expulso. Na 2ª parte também Nuno Silva foi expulso, depois de cometer penalty sobre Aimar. Jogo sem grande história, portanto.
Na segunda feira mais um jogo, com o empate a duas bolas entre Guimarães e Leiria. Bom jogo, com muitos ataques e com as equipas a equilibrarem-se, o que se reflectiu no resultado final.
A jornada só terminará no dia 12 de Outubro, com a realização do jogo Belenenses – Nacional, adiado para essa data.
As “Belas” da semana são 3: Alan, Kerrouche e Aimar. O primeiro pois continua a ser decisivo na equipa do Braga, marcando golos e fazendo jogar; o segundo porque marcou os dois golos da 1ª vitória da Naval no campeonato; e o terceiro por continuar a espalhar magia nos jogos do Benfica, mostrando o que o “velho” Aimar do Valência ainda existe.
Os “Monstros” são Duarte Gomes e Carlos Carvalhal. O árbitro do derby esteve muito mal no capítulo disciplinar, beneficiando claramente a equipa da casa, poupando expulsões e cartões amarelos. O segundo porque foi despedido do Marítimo, onde fez um trabalho muito fraco no tempo em que esteve à frente da equipa.

Vitor Madeira

Sem comentários: