sábado, 12 de setembro de 2009

Juiz de linha

Caso: Em mais uma jornada de Selecção, e desta vez decisiva, Portugal voltou a perder pontos. Ainda assim os pupilos de Queiroz mantêm uma ténue esperança de apuramento, apesar das constantes exibições muito sofridas. Em Portugal já se pede a cabeça do treinador, e muita gente já espera pelo afastamento do Seleccionador caso o objectivo Mundial não seja comprido.

Quid Iuris?

É certo que foram dois jogos distintos da equipa das Quinas. No primeiro uma boa exibição, com pontos perdidos. No segundo uma exibição medíocre com o objectivo a ser cumprido. Parece que aos poucos Portugal está a acordar para a realidade e a tornar-se pragmático. Nos dois jogos que nos restam basta-nos ter essa mesma pragmática, porque o empate da Dinamarca na Albânia soube que nem ginjas. Este empate dos escandinavos veio “obrigar” a que não haja pactos, nem alianças entre Suecos e Dinamarqueses. E nós se nos limitar-mos a vencer a Hungria e a Malta, mesmo com exibições à lá Scolari, ficamos cada vez mais perto do objectivo… Playoff.
Esse é outro dos problemas, é que a equipa das quinas mesmo que se qualifique em 2º lugar no grupo, depois de ter ultrapassado o cabo das tormentas, criado por si própria, ainda terá que disputar os Playoffs. E será um Playoff onde talvez poderemos encontrar a França por exemplo, ou seja, o segundo lugar do grupo seria um alívio, mas há que pensar logo na próxima fase que irá ser muito mais dura. É caso para dizer, que com este futebol praticado, este azar que também é digno de louvor, se o segundo lugar está difícil, imagine-se o Playoff.

Sentença: Estamos numa fase onde as criticas têm que ficar para trás. Todos querem estar no Mundial, e agora mais que nunca a Selecção precisa do nosso apoio, mais para mais jogamos os dois jogos que faltam em casa. Todos sabemos das limitações desta equipa, do staff, etc. Mas com Scolari, Queiroz ou Oliveira, o que interessa é que a Selecção é de todos nós! E somos nós que temos que ajudar nesta fase difícil.
Ora há problemas mais graves que este, afinal ainda temos hipóteses, por mais remotas que sejam. Há quem já não as tenha. Digam me lá se não seria pior, por exemplo, ter o Domenech à frente da selecção??? Pois então, está na hora de seguirmos em fente, largar as críticas e apoiar Portugal!

João Vasco Nunes

Sem comentários: