sábado, 26 de setembro de 2009

Juiz de linha

Caso: Sporting e Porto disputam amanhã (hoje) mais um clássico, o árbitro nomeado foi Duarte Gomes. Rapidamente se fez desta semana uma guerra aberta contra o árbitro da partida.

Quid Iuris?

Esta manhã ao ler o jornal Record, deparei-me com o facto de estar a ser bombardeado desde a primeira página até a última com a figura do árbitro da partida Duarte Gomes. Eu e mais todas as mentes que pensam, respiram e lêem futebol. Já não bastava as habituais jogadas de bastidores dos clubes, que são no mínimo lamentáveis e vergonhosas, os jornais ainda “patrocinam” estas guerras. Ora as habituais pressões do lado do Dragão, ora até o presidente do Sporting a elogiar o árbitro, houve de tudo. Até um dos habituais colunistas, teve que chamar a figura do arbitro à baila. Voltando ao presidente leonino até fiquei surpreendido, ou talvez não. Tendo em conta as enormes reclamações durante a semana para os lados de Alvalade, vir no fim elogiar o árbitro, parecia que se estava ali a pedir um favor indirectamente.
Não querendo excluir nenhum clube desta situação, acho que se devia pensar um pouco mais naquilo que se diz durante a semana. Devia ser totalmente proibido falar sobre árbitros, muito menos antes dos jogos. Os jornais desportivos deviam ser eles próprios a colocar o dedo na ferida. Todos sabemos o que significa as vendas para estes, mas há que se ter em conta a objectividade jornalística e deixar de “patrocinar” estas patetices de bastidores!

Sentença: Do lado do Porto todas as suspeitas passadas não são poucas. Do Sporting, apesar de tanto insistirem no caso do treinador do guarda-redes, há que lembrar que Duarte Gomes já outrora os beneficiou. Como tudo na vida, isto é um ciclo vicioso e os árbitros que ontem prejudicaram também já beneficiaram.
Está na hora de os clubes passarem desta adolescência, para uma fase mais adulta e responsável e deixaram-se destas criancices. Quando digo clubes, digo todos. Não só Porto e Sporting como também os Benficas e por ai fora… É caso para dizer “deixem jogar o árbitro”!

João Vasco Nunes

Sem comentários: