quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Expert da Bola

Esta semana temos uma nova repetição. A vencedora foi V. Cosme, moderadora do blog Futebol de chuteira e salto alto... Aqui fica a sua contribuição!

Gay rima com desporto-rei



Há algum tempo o ex-responsável pela comunicação do Benfica, o senhor João Malheiro, referiu que o futebol feminino está cheio de lésbicas e que no futebol profissional masculino se havia deparado com 2 casos de homossexualidade. Estas declarações causaram polémica levando-o a desmenti-las após ter sido acusado de ser preconceituoso em relação à homossexualidade e ao próprio futebol feminino.
Polémica houve também quando foi tornado público um suposto caso entre o ex-jogador do SLB, Calado, e o cantor Melão, e em Espanha o alegado envolvimento entre Guti e um rapaz, situação fotografada mas desmentida por esse mesmo jogador.
Mais recentemente Orlin Peralta que joga nas Honduras no Club Social y Deportivo Vida e o seu colega Brayan Beckeles beijaram-se na boca em pleno relvado, vindo mais tarde desmentir que fosse algo mais que o calor do festejo.
Por falar em calor do festejo, vê-se muito apalpão, muito abraço, muito beijo no meio dos festejos, mas os jogadores são considerados muito machos e muito homens.
Vamos colocar as coisas como são, se, e estamos a especular, se houver homossexualidade no futebol, há condições para exteriorizar essa tendência?
Creio que não por vários factores, como já podemos observar nos casos referidos, os adeptos não tiveram sequer a mínima atenção, não deram tempo para os jogadores se explicarem, nem quiseram ouvir explicação, os jogadores foram altamente insultados e isso veio até a ter grande influência na carreira de um, Calado, que até então era capitão do clube da Luz. Para além dos adeptos, há que manter uma imagem máscula, não que um homossexual não o possa ser, mas a ideia é contrária, ou seja para manter essa imagem há que ser homem.
A pressão interior e exterior é enorme, e é difícil conviver com isso até para o próprio jogador.
Não creio que venha a ser normal haver gays assumidos no balneário de uma equipa de futebol, mas que eles existem, existem e não devem ser poucos, muito menos aqueles que mais tendência temos de insultar com “p*neleiro”….

V.Cosme

Sem comentários: