segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Canto Curto

Matador!? Eu diria “Regulador”

Imparável o momento que atravessa o avançado Colombiano Falcão, recém-chegado ao Dragão. Esta semana confirmou mais uma vez a sua veia goleadora. Estava lá no sítio certo, à hora certa, para com dois toques na bola, tirar defesa e guarda-redes do caminho e colocar pela quarta vez no campeonato a bola no fundo das redes adversárias. Quatro jogos, quatro golos. Um golo por jogo. A isto sim se chama eficácia, isto sim é digno de um goleador, marcar todas as jornadas sempre com enorme instinto matador e com uma regularidade impressionante.
Que interessa marcar um hattrick e depois andar mais um par de jornadas sem “molhar a sopa”. Falcão faz lembrar o estilo antigo, e este ano poderemos ter um avançado no nosso campeonato capaz de competir com os melhores marcadores de outros campeonatos. Claro que não está ao nível de Jardel, nem poderá sonhar com esse número de golos do Brasileiro, mas uma coisa é certa, com Falcão em campo o Porto terá eficácia garantida.
Aliás este ano prevê-se luta cerrada neste parâmetro, entre o Paraguaio do Benfica, Cardozo, e Falcão. Neste aspecto Falcão ganha um pouco a Tacuara, pois o Benfiquista, apesar de já levar o mesmo número de golos, anda um pouco apagado. Ainda não se viu o Cardozo rematador, aquele que à entrada da área era um caso sério. Cardozo tem passado ao lado do jogo, ainda ontem se viu isso, mas não se pode tirar o mérito de também saber estar no local certo. Aliás tem sido isso que lhe valeu os golos já alcançados.
Diria então, que a grande diferença entre ambos é o facto de Cardozo ser um “goleador matador” e Falcão ser um enorme “Regulador”, e nestes termos prefiro o “regulador”. Pela forma como trabalha, pela forma como se entrega ao jogo e ajuda a equipa, Falcão mostra uma maior regularidade em jogo. De acrescentar que o Colombiano vai na sua primeira época em Portugal. Já o paraguaio não oferece tanto essa regularidade, muitas vezes “adormece” em campo, proporcionando inúmeros foras-de-jogo. Ainda assim, é certo que apesar de toda a inércia de Tacuara, os golos não lhe vão faltar. Diria mais, se Cardozo há duas semanas tivesse feito um jogo normal, não teria marcado três golos, mas talvez cinco. É que o Paraguaio até ao seu primeiro golo estava uma nulidade!

P.S.: De salutar o mote dado por Benfica e Porto. Seria bom, as outras equipas tomarem estes exemplos. E já não estamos tão mal! Ora veja-se que os tradicionais (0-0) desapareceram esta jornada. E os (1-0) só houve um, precisamente no jogo do Sporting, com algum anti-jogo à mistura. Mas enfim, é caso para salientar que afinal o campeonato Português está a melhorar, no que a golos diz respeito.

João Vasco Nunes

Sem comentários: