terça-feira, 22 de setembro de 2009

After Hours

A jornada 5 da Liga Sagres iniciou-se com o Leixões – Guimarães, e terminou com a vitória para os da casa por 3-1. Primeira vez que os de Matosinhos saíram vitoriosos neste campeonato, num desafio onde mereceram este desfecho, pois foram sempre a melhor equipa.
No Sábado Paços de Ferreira e Rio Ave empataram a uma bola, num jogo equilibrado e onde os forasteiros estiveram mais perto da vitória. Nota para estes, pois ainda não perderam uma única partida nesta Liga.
Mais tarde, o Braga recebeu o Porto e manteve a liderança neste campeonato, com mais uma vitória da equipa arsenalista. O extremo Alan, ex-dragão, marcou o único golo da partida e deu mais 3 pontos à sua equipa. O Porto mostrou falta de criatividade ofensiva, acordando apenas após o golo dos bracarenses.
No Domingo a jornada continuou. Primeiro Académica e Belenenses realizaram um jogo morno, onde nenhuma das equipas quis correr riscos. Assim, o empate a uma bola aceita-se na perfeição.
Depois um jogo de aflitos. A Naval recebeu o Setúbal e, na estreia do novo treinados dos sadinos, Quim, a equipa setubalense conseguiu uma vitória por uma bola a zero, a primeira na presente temporada. A chicotada psicológica resultou em cheio, deixando os da Figueira da Foz na última posição da nossa Liga.
Seguiu-se o escaldante derby madeirense, com o Marítimo a visitar a Choupana para defrontar o Nacional. Os anfitriões venceram por 2-1, num jogo muito equilibrado mas onde a experiência dos da casa se revelou decisiva.
Por fim, o Leiria recebeu o Benfica, num jogo extremamente complicado para os encarnados. Os leirienses demonstraram ser uma equipa muito organizada e que pode casar sérias dificuldades. No final, as águias venceram por escassas duas bolas a uma, com Cardozo a marcar, aos 81 minutos, o golo da vitória, de grande penalidade.
A jornada fechou na 2ª feira, com o Sporting – Olhanense. Entrada fantástica dos de Olhão, que chegaram à meia-hora a vencer por 2-0. Contudo, a equipa de Jorge Costa apenas aguentou o ritmo nesse espaço de tempo. A partir daí, a equipa de Alvalade tomou conta do jogo, virando a partida e vencendo por 3-2. Grande reacção dos leões, que acabaram por vencer com muita justiça.
As “Belas” da semana são duas: Pouga e o Braga. O primeiro pelo golo (mais um) que marcou pelo Leixões a confirmar o bom início de época. O segundo pela razão óbvia: cinco jogos, cinco vitórias, “abatendo” desta vez o tetra-campeão.
O “Monstro” é Augusto Inácio. É verdade que apenas pegou na Naval nesta jornada, mas também é verdade que teve uma estreia paupérrima, perdendo com a pior equipa (até aqui) da Liga, o que deixou a “sua” Naval na última posição do campeonato.

Vítor Madeira

Sem comentários: