sábado, 19 de setembro de 2009

Juiz de linha

Caso: Esta semana, assistimos a uma estreia nos jogos da Liga Europa. 5 Árbitros de campo. Uma experiência que visa estudar a hipótese futura de isto constituir uma regra.
Será que esta inovação significa melhora?

Quid Iuris?

Como podemos assistir esta semana, os jogos da Liga Europa serviram de “cobaia” para esta nova experiência. Também podemos ver, que nada de novo trouxe. Podemos pensar que são mais quatro olhos a julgar os lances, mas por outro lado são mais duas pessoas pressionadas…
Lindo seria, futuramente três árbitros entrar em discordância pela decisão de um lance, ou seja, juiz de linha com uma opinião, árbitro com outra e ainda o juiz de área também com algum diferendo, também se poderia juntar o 4º árbitro (agora sexto) a dar o seu palpite. O tempo que não se perderia nisto…
Também podemos ouvir e bem, os comentadores (da SIC) do jogo do Benfica contra o Bate Borisov. Diziam eles, num lance que eventualmente existiu uma irregularidade dentro da área, que se há mais dois árbitros em campo, e as faltas continuam a passar impunes, então eles não estariam lá a fazer nada. A juntar a isto, no jogo do Sporting, outro caso duvidoso, onde o árbitro de área nada pode fazer para “afugentar” as dúvidas.
Aqui continuamos com mais árbitros e as mesmas dúvidas!

Sentença: Tudo isto não passa de mais manobras de diversão. Os árbitros erram, porque são humanos. E hão de continuar sempre a errar, porque por mais que sejam, só lá há humanos dentro! A ajudar ainda o facto nem todas as federações terem meios para acolher tais medidas. Aliás, em Portugal, Luís Guilherme já veio a público defender exactamente isso. Não seria muito bom para o futebol, ao sábado jogar-se com 3 árbitros e durante a semana com 5!
Por outro lado, em tom de brincadeira, seriam medidas para evitar a corrupção. Ou seja, mais árbitros, mais custos para os clubes corruptos. O que também seria pior para os senhores do apito, visto que teriam dividir o prémio por 5…

João Vasco Nunes

1 comentário:

Noddy disse...

"no jogo do Sporting, outro caso duvidoso, onde o árbitro de área nada pode fazer para afugentar as dúvidas"????
Eu não sei que imagens foram transmitidas em sua tv, mas em todas as outras tv's foi possivel vislumbrar a BOA colocação do árbitro no lance em questão. É com base neste facto que me atrevo a afirmar que neste caso as dúvidas foram extintas pelo árbitro de área.
Tem razão ao afirmar que os árbitros erram, mas não parece ter sido o caso. É claro que tudo seria resolvido com as novas tecnologias mas, enfim, é´este o futebol que temos é com este que temos de jogar.