quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Expert da Bola

Esta semana vamos receber o texto do vencedor do Desafio Difícil da semana anterior.
O seu nome é Fábio (Elton) Carvalho e vem de Mei-Via, algures em Portugal. Este jovem é especialista em jornalismo Regional...

A ALEGRIA DO POVO…

A cidade de Torres Novas tem vindo a crescer nos últimos anos e a conhecer um desenvolvimento que a tem mudado muito a todos os níveis.
Apesar disso continua a ser uma simples e uma pacata cidade do interior, situada no Ribatejo.
A vida nesta cidade corria normalmente até que chegou a notícia que deixou toda a cidade em alvoroço.
O Monsanto clube de uma pequena freguesia do concelho de Alcanena e que outrora havia pertencido aos Torrejanos iria receber um dos três grandes clubes do nosso país. Sabendo que o Monsanto não tinha condições para receber os encarnados e que os lucros iriam ser maiores se fossem realizados noutro estádio. A opção mais viável seria Alcanena ou Torres Novas.
Nos Torrejanos havia a grande esperança que o jogo fosse mesmo na cidade amarela e a confirmação provocou grande alegria.
A palavra Benfica ouvia-se por toda cidade e dominava todas as conversas, nos cafés, nos supermercados, na praça de táxis.
Receber o Benfica era motivo de orgulho para todas as gentes do concelho. Imagine-se agora o que não iria na cabeça das gentes da pequena freguesia de Monsanto.
Naquela semana a cidade ganhou ainda mais vida, só porque o Benfica vinha à cidade, a euforia e o entusiasmo era visível nos rostos das gentes, sendo mesmo nos Sportinguistas ou Portistas, pois estes sabiam que aquele momento ia ser importante para toda a cidade. Naquela semana Torres Novas iria estar na boca de todo país.
O velhinho Estádio Municipal Dr. António Alves Vieira já não era novo nestas andanças, por ele Benfica, Porto e Sporting já por lá haviam passado.
Mas o entusiasmo desta vez era maior pois este ano o Benfica traz nova esperança a todos os adeptos.
No dia do jogo disse para o meu pai que o melhor seria nos deslocarmos uma hora antes do jogo para arranjar estacionamento, quando chegamos ao Estádio reparamos que uma hora era pouco tempo. A azáfama era grande, a cidade estava pintada de vermelho.
Da última vez a tinha visto assim foi da vez que a cidade viu o Benfica derrotar o Beira-Mar por 1-0. E sendo um jogo com o simples Monsanto que chegaria para tirar o entusiasmo, isso não aconteceu e este era ainda maior.
Dentro do estádio foi uma autêntica loucura, o entusiasmo era visível nas bancadas, o municipal parecia pequeno para acolher tanta gente.
É incrível de ver como um clube de futebol consegue mover e proporcionar momentos de alegria a uma cidade e principalmente a toda uma região que pouco está habituada a ver de perto os grandes do futebol Português.
Vieram gentes de todo o Ribatejo para assistir à partida mas também de todo o país. Do Porto ao meu lado estava sentado um senhor que tinha vindo de propósito da invicta para assistir à partida, desdobrando em elogios à cidade e ao Estádio que afirmava mesmo que “Queriam muitos clubes da 1º divisão ter um relvado como tem o Torres Novas”.
Ouvir estas palavras e estes comentários enchem de orgulho toda uma cidade e foram proporcionadas por um clube de futebol.
Um clube de futebol especial, só mesmo o Benfica, que é, e assim vai continuar a ser, com grande orgulho a alegria do povo.

Fábio Carvalho

Sem comentários: