segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Canto Curto

Maus exemplos no futebol português são às “tuneladas”

Na semana passada, assistiu-se a cenas graves durante o encontro que opôs o Nacional da Madeira e o Benfica. No túnel de acesso aos balneários, jogadores de ambas as equipas envolveram-se em desacatos, enfim, cenas que desprestigiam o nosso futebol.
Volvido o jogo e depois de o Benfica assegurar a liderança, vieram as declarações aos meios de comunicação social. De jogadores de ambas as partes ouviu-se de tudo, queixas de agressão, queixas de que tudo não passava de invenção e por aí fora…
Anteriormente, já havia existido uma discussão pública entre qual o pior túnel do país. Do Norte soltaram-se vozes a criticar o túnel do estádio da luz, o que lá se passava, a sua vigilância e o que Rui Costa lá fazia dentro. A resposta do Sul não demorou, lembrando os tempos áureos de túnel das Antas.
Já se andamos a habituar a toda esta “mesquinhes” no futebol Português, é o disse que não disse do dia-a-dia. Desvia-se atenções por tudo e por nada. Pelo menos, param de falar em arbitragens por uns segundos, para falar de túneis.
Eu pensava que pior que isto era impossível, eis que quando, num jogo muito aguardado pelo país inteiro, jogadores de Benfica e Braga se "travam de razões", pelas tv´s dos telespectadores a dentro... Se as cenas do jogo com o Nacional foram más, estas nem se fala!
Já começa a fartar todo este enredo em torno do futebol português e medidas deviam ser tomadas! Nem que parte dessas medidas, fosse castigar severamente os prevaricadores. Mais de dez jogos a cada um dos envolvidos, mais multas pesadas. Assim poderia ser que aprendessem com os erros, e eu certamente não era obrigado a ver na Tv, esta repetição constante de cenas lamentáveis.
É que no meio desta "podridão" toda, quem tem menos "telhados de vidro" é o Sporting! Ora vejamos, em Braga foi como foi... No Norte todos sabem como é, na Luz já se tenta imitar! No meio desta violência toda, só em Alvalade não se assiste a cenas destas. O t(u)nel do Sporting é muito mais calmo que os outros, embora por força da posição que ocupa no terreno, também não seja nada meigo. Mas enfim, limita-se a fazer o que lhe mandam, sem jogadas de bastidores.

João Vasco Nunes

1 comentário:

Pascoal Sousa disse...

Olá. Não precisam de pedir desculpa, não é intromissão nenhuma apresentar um novo blogue, eu até agradeço. O vosso já está nos favoritos do dornomenisco-blogspot.com. Abraço e apareçam sempre, que eu vou fazer o mesmo