terça-feira, 6 de outubro de 2009

After Hours

A jornada 7 do nosso campeonato abriu na sexta-feira, com a derrota caseira da Académica contra o Marítimo. Um desaire por 4-2, que valeu o despedimento de Rogério Gonçalves do comando dos estudantes. O jogo foi emocionante e com muitos golos, acabando por ser a equipa madeirense a arrecadar os 3 pontos.
No Sábado mais dois jogos. Primeiro a Naval recebeu e venceu o Rio Ave, infligindo a estes a 1ª derrota no campeonato. Foi um jogo equilibrado que acabou por pender para a equipa que jogava em casa.
Seguiu-se o Braga – Setúbal, onde os bracarenses voltaram a mostrar a sua força, vencendo por 2-0. Foi a sétima vitória consecutiva da equipa de Domingos. Foi um jogo de sentido único até ao 1º golo dos de Braga, numa altura em que a equipa do Sado já jogava com menos um devido a expulsão. Nessa altura a equipa de Quim reagiu e ainda atirou à trave por Kaz, mas o segundo golo do Braga acabou com a partida.
No Domingo mais três jogos. O único jogo que não envolveu “grandes” neste dia foi o Leixões – Leiria, que terminou 3-2 para os da casa. Jogo injusto para os leirienses, que estiveram melhor na partida mas que acabaram por sair derrotados, devido a um penalty nos últimos instantes.
Depois veio o 1º grande. O Sporting recebeu o Belenenses, num derby lisboeta. A equipa leonina até jogou bem, mas pecou demasiado na finalização. Os de Belém aproveitaram isso e conseguiram conquistar um importante empate no terreno de um grande.
Depois entrou em campo o Porto, que se deslocou a Olhão para defrontar a equipa local. Vitória dos tetracampeões nacionais por 3 bolas a zero, num jogo que os dragões controlaram e em que os comandados de Jorge Costa deram uma boa réplica até ao 3º golo dos azuis e brancos.
A jornada fechou na segunda-feira com os últimos dois jogos. Primeiro o Nacional derrotou o Guimarães na Choupana, com dois golos de grande penalidade que, no entanto, não beliscam a justiça desta vitória.
A jornada fechou com o Paços de Ferreira – Benfica, um jogo que terminou com a vitória dos encarnados por 3-1. Nesta partida podem contar-se duas fases diferentes, que se dividem exactamente no intervalo: a 1ª parte com um Benfica forte e a marcar 3 golos, não dando veleidades ao adversário; a 2ª com um Benfica mais apático e um Paços atrevido, que conseguiu reduzir e criar, ainda, muitas dificuldades aos encarnados. Contudo, vitória justa das águias.
As “Belas” da jornada são 4: Kerrouche, Edgar, Falcão e Babá, todos pelo mesmo motivo: bisaram e foram decisivos para as suas respectivas equipas vencerem.
Os “Monstros” são Rogério Gonçalves e Nelo Vingada. O 1º tornou-se a mais recente chicotada psicológica da Liga, deixando a Académica com a lanterna vermelha. O 2º porque com uma equipa recheada de bons jogadores não tem conseguido mais do que derrotas e exibições medíocres. E numa equipa como o Guimarães isso não é tolerável por muito tempo.

Vitor Madeira

1 comentário:

Amante disse...

Quer dizer uma pessoa faz 10 pontos no Blogobola e não é uma das belas da jornada. Isto é uma cabala!