quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Inácio: "Sporting não tem plantel para ser campeão"

O treinador campeão em 2000 diz que há um erro de comunicação, quando os dirigentes falam da luta por títulos. "Depois os adeptos cobram"

Augusto Inácio não acredita na demissão de Paulo Bento. As coisas agora estão diferentes em Alvalade e o treinador da Naval recorda que foi despedido por "ser incómodo para algumas pessoas". Ainda assim, deixa um recado para quem não compreende os apupos dos adeptos: "Têm que adequar a linguagem à realidade."

Paulo Bento fica em Alvalade?

Não acredito que saia ou seja demitido. Estas mesmas pessoas já passaram por períodos difíceis antes e conseguiram ultrapassá-los com o tempo. Nota--se pouca confiança nos jogadores e falta uma boa vitória para relançar a equipa. E, não nos esqueçamos, das lesões e da quebra de forma de umas pedras importantes, como Polga.

Mas a imagem de Bento não está desgastada? Afinal, o Sporting não ganha um campeonato desde 2002 e Bento está há quatro anos ao leme.

Sim, está desgastada. Até porque o Paulo Bento se mete em lutas que não são as dele, como na arbitragem. Para mim, não devia ir por aí nem dizer as coisas que diz, mas é uma escolha dele. Acha que tem de o fazer para defender os seus interesses. O que não vejo é ninguém atrás para o defender nessas ocasiões.

Então, mas como se explica que este mesmo plantel, com duas Taças de Portugal, esteja a produzir tão pouco nesta época?

O Sporting é um clube grande, com um historial de conquistas vasto. E quer títulos. E títulos não são Taças e Supertaças. São os campeonatos. E esses não têm aparecido. O que me parece é que há um erro de comunicação em Alvalade. Os dirigentes não podem garantir, como o fazem no início da época, que a equipa vai lutar pelo campeonato quando depois, no relvado, vê-se que não tem argumentos para isso. Para mim, o Sporting está atrás dos outros candidatos. Não podem dizer "Vamos ser campeões" quando a aposta não é para o ser. Isso desmoraliza completamente as pessoas, os adeptos e os associados. Não condeno a política do Sporting de reequilibrar contas, de não entrar em loucuras por não haver dinheiro. Agora, têm é de ajustar a linguagem à realidade dos factos

O plantel é fraco?

Repito, se tivessem dito que iam lutar pelo melhor lugar possível, a compreensão dos adeptos talvez fosse maior. Mas, sim, o Sporting não tem plantel para ser campeão. É uma equipa com menos recursos que as outros. O problema é que se criaram expectativas e essas, depois, não são correspondidas. Depois, é natural que os adeptos cobrem.

E agora, que escapatória há para Paulo Bento e para o Sporting?

De certeza que o Paulo Bento queria mais e melhores jogadores. Agora é trabalhar e lutar com os que tem. Não sou eu que tenho de lhe dar confiança, mas ao Paulo não lhe resta outra coisa que não acreditar.

Fonte: I

Sem comentários: