sábado, 10 de outubro de 2009

Nélson Oliveira: o júnior de 18 anos que vale 8 milhões de euros

Quem é o admirador de Ibrahimovic que ainda não joga na Luz e já rende bom dinheiro



No último Sporting-Benfica em juniores, Nélson Oliveira esteve longe de ser um dos melhores em campo. Jogou mal, mas aquele sábado não fez qualquer diferença para o avançado encarnado, que tem o valor definido há muito - tanto que os dois treinadores independentes que fizeram a avaliação dos passes dos futebolistas que integram o Benfica Stars Fund entenderam que o rapaz vale nesta altura oito milhões de euros. Mais do que Ruben Amorim, Shaffer, Urreta ou Miguel Vítor.

Oliveira não marcou nesse jogo com o Sporting mas a sua vida são os golos. Desde Braga - 58 no segundo ano de iniciado, tinha 13 anos - até à Luz, está sempre entre os melhores marcados dos escalões que tem ultrapassado. Já com contrato profissional até 2012, agora a Benfica, SAD integrou-o no lote de 12 activos negociados com o fundo de investimento que, no total, resulta na antecipação de 40 milhões de euros para os cofres benfiquistas. Como funciona? Vendem- -se percentagens dos passes aos investidores (entre eles a Ongoing) e só os 25% de Nélson Oliveira proporcionaram 2 milhões de euros. Apenas Javi García (20%, 3,4 milhões), Di María (20%, 4,4) e David Luiz (25%, 4,5) resultaram num encaixe superior.

"O factor que influencia, muitas vezes, é a aposta que o clube faz num jogador, o futuro que prevê para ele." Nélson Oliveira dizia ao "Expresso", no Verão, que o sucesso da carreira pode não depender exclusivamente dele próprio. Neste caso o clube parece estar a fazer a sua parte. Nélson está valorizado, quanto mais não seja pelo facto de ser chamado frequentemente ao plantel principal. No ano passado já era um nome debaixo do olho de Quique Flores (chegou a convocá-lo para um jogo da Taça UEFA, contra o Nápoles) e no último defeso realizou a pré-temporada no plantel de Jorge Jesus. Jovem, com a concorrência de Cardozo, Saviola, Nuno Gomes, Weldon, Keirrison e Mantorras, ficou no plantel de juniores cumprindo o ano que lhe falta. Em Setembro fez um hat trick ao Farense e depois marcou duas vezes ao Portimonense.

Como Ibra? "Sou rápido e forte, mas preciso de melhorar o jogo aéreo e o primeiro toque." O auto-retrato de Nélson Oliveira pinta-se assim, em traços humildes.

João Alves, o treinador que o conduziu na temporada passada no campeonato nacional de juniores faz-lhe a fotografia. "É verdade, precisa de melhorar esses aspectos mas não existem muitos jogadores como ele no futebol português. Pode ser o avançado que toda a gente procura, tem condições para uma grande carreira", diz o Luvas Pretas, agora treinador do Servette na segunda divisão suíça. Depois de Pauleta, com Nuno Gomes em final de carreira e Liedson a resolver a crise de opções, as expectativa cresce em torno deste benfiquista. "É tranquilo, sabe o que quer, alia qualidades físicas e qualidades técnicas, está cheio de potencial", termina João Alves.

Com 1,86 m e 82 kg, veloz, com drible e capacidade de finalização, Nélson Oliveira costuma ser descrito como uma espécie de Ibrahimovic, o avançado que Mourinho perdeu para o Barcelona. Comparação exagerada, claro. Por enquanto Ibra é apenas o futebolista mais admirado pelo miúdo que, no último jogo particular do Benfica, em Toronto, contra o Celtic, foi um dos melhores em campo.

Fonte: I

2 comentários:

Fábio Ferreira (Ponto) disse...

Era bom para a selecção ter um bom ponta de lança, mas este cheira-me a fiasco... 8 Milhões?? LOL

Anónimo disse...

Hehehe fiasco hehehe