sábado, 31 de outubro de 2009

Manuel Barbosa: "De merda eu fazia omeletas de ouro"

Empresário conta ao i a ascensão e queda do General benfiquista, nascido em Braga



Procurei sempre ter um comportamento que fosse ao encontro dos desejos da FIFA, ou seja, regularizar uma actividade que vivia na clandestinidade, que era e ainda é um mal que nunca se conseguiu curar. Hoje em dia temos mais empresários clandestinos do que os oficiais no mercado. Legalizar toda a gente é impossível. Há realmente um grande número de agentes FIFA, mas os conflitos sucedem--se. Quando estalam, dizem que não foram eles e tiram a mão do assunto para ficar impunes. São algumas situações deste género que dão mau nome à reputação dos empresários. Portugal foi o primeiro país a ter o primeiro agente FIFA do mundo [Manuel Barbosa, himself].

Em 1995 surgiu a Lei Bosman e a livre circulação de jogadores. Sentiu-se a diferença?

A FIFA só permite contratos de dois anos, mas há uma coisa: dei muitos apartamentos, muitas coisas aos jogadores de futebol e, ao fim de dois anos, o oportunismo deles e das famílias levou-os a que quisessem procurar outro empresário que fizesse o mesmo que eu. Está errado porque nós, quando investimos, não é para ao fim de seis meses ou um ano, o jogador dizer que está com pressa ou virar-se para nós e dizer: "Em dois anos não conseguiste o que eu queria, vou para outro."

Como se tornou no primeiro empresário futebolístico?

Tinha uma agência de viagens e o Borges Coutinho [presidente do Benfica] gostou das recepções que eu fiz ao Benfica, quando o clube foi a França, e convidou-me para vir para Portugal e abrir uma agência, a Mercury. Durante as deslocações do Benfica, senti que o jogador de futebol precisava de mais qualquer coisa. A mulher, por exemplo, dava-lhe uma lista de compras: "Vais ali comprar aquele bâton e este e este." Era um dia de juízo até que disse: "Ei, pára aí, onde vais? Dá-me cá a lista", e eu e os meus funcionários da agência começámos a tratar desses assuntos.

Qual foi a transferência que mais o marcou?

O Mozer. Vários clubes, como o FC Porto e o Barcelona, queriam-no. O Mozer ainda há pouco contou esta história e disse que quando eu lhe apresentei o contrato ele pensava que era para ir para o FC Porto, mas não, era para o Benfica. Mais tarde aconteceu o caso do Valdo, levei ano e meio a resolver o problema, houve uma luta entre grandes clubes: Torino, Marselha, Juventus. Tive sempre o mérito de nunca anunciar como certo algo que não estivesse fechado. O Benfica tem perdido muito por causa disso, anuncia jogadores que depois não aparecem. O FC Porto é mais correcto, mais cuidadoso, só anuncia certezas, não sei se não aprendeu comigo porque eu fui o primeiro a fazer isso. Quando eu dizia que alguém vinha, era porque vinha. Em relação ao Rui Costa, também fui eu que encaminhei o processo. O Rui Costa salvou economicamente o Benfica, protagonizou a maior transferência de todos os tempos no mundo: sete milhões de dólares [em 1994], para a Fiorentina. Ele foi o grande salvador do Benfica num momento de catástrofe económica. O Barcelona, por exemplo, não me interessava. Só pagava metade dos problemas do clube.

Foi pioneiro na matéria. Que balanço faz?

As transferências não se pautam apenas pelo factor económico: se eu ganho, eles ganham mais. Era acusado pelos invejosos e pelos críticos de futebol: de merda fazia omeletas de ouro. Isto porquê? Porque consegui transferências como a do Secretário para o Real Madrid, como a do Agostinho também para o Real e de lá para o PSG.

Depois houve o caso Tapie...

O caso Tapie tem um preço, o preço do homem. Não se vendem, nem se entregam os amigos. Tudo o que fiz no Marselha foi legal e a única coisa que não foi legal fi-la para salvar o Benfica. Fiz coisas extraordinárias pelo Benfica... Não vou dizer nada. Nem os benfiquistas vão ficar a saber, só se um dia me enervar muito. Quando se ama qualquer coisa, faz-se tudo para a salvar.

E sente-se recompensado pelo Benfica?

Tenho uma vantagem sobre todos. Os presidentes passam, o Benfica fica e o Manuel Barbosa continua a ter o mesmo prestígio intocável no clube.

Falou-se que saiu de França dentro da mala do carro...

Isso é outra mentira, mais uma estupidez. Nunca na minha vida isso seria possível, senão não teria sido conselheiro do PSG até 1999. Tudo isso foi uma montagem. A RTP teve um comportamento intolerável. Eu saí ilibado de todas as acusações do tribunal Aix-en-Provence. Fui o único absolvido, eu e o meu advogado fomos comer ostras e beber vinho Chablis para comemorar, mas a RTP deu a notícia de que eu tinha sido preso à saída do tribunal. No dia seguinte, eram seis da manhã e eu já estava em Portugal, tentei entrar violentamente na RTP e não me deixaram entrar em directo para provar que estava inocente e começaram todos a dizer muito espantados: "Oh Manuel estás aqui?!" Nunca pediram desculpas publicamente e o meu nome ficou queimado mundialmente.

Que andou a fazer durante esta ausência?

Um projecto bonito, turístico- -desportivo, aqui em Braga. Infelizmente não deu certo. A crise e outros entraves não permitiram.

Vai voltar mundo do futebol?

Sim, embora tenha consciência de que o terreno está minado. Mas como a mentira tem perna curta e a verdade vem sempre ao de cima, tudo se resolverá.

Como vê os empresários actuais?

Empresários há poucos, há é muitas muletas telecomandadas pelos clubes.

Fonte: I

6 comentários:

Fábio Ferreira disse...

É pena, este senhor não especificar as coisas ilegais que fazia para o Benfica...

Mário disse...

Depois falam do Pinto da Costa... Este senhor admite na 1ªpessoa! Aí está um corrupto sério e de palavra!

Livre Directo disse...

admite o k??? k enganou o real madrid com o secretario??? isso ja toda a gente sabia lolol o secretario era do porto!

Mário disse...

"a única coisa que não foi legal fi-la para salvar o Benfica. Fiz coisas extraordinárias pelo Benfica... Não vou dizer nada."

Acho que isto é admitir alguma coisa, não! Adoro em especial a parte em que diz que fez coisas extraordinárias pelo Benfica.
Pelo Porto também fez, essa do Secretario, mas isso toda a gente sabe, agora as coisas ou coisa ilegal que fez para salvar o Benfica, isso ele não diz!
Talvez, as coisas ilegais que fez, salvou o Benfica da falencia (não sei, atenção)! Imaginem que o Benfica na altura era obrigado a acabar devido a falencia? Hoje se calhar ja estavam outra vez na primeira liga, mas desta vez com o nome de, sei lá... Benfica 08 eheheh

Anónimo disse...

e engraçado ver oomentarios de pessoas que não percebem nada do que é ser agente de atletas de alta competição. Este senhor já foi provavelmente um dos agentes de jogadores mais reconhecido a nivel mundial. É seguramente um dos mais sérios e respeitados no sector. Ja salvou o benfica da banca rota quando vendeu o Rui Costa...realmente dor de cotovelo e ignorância ainda é algo que prolifera neste País... se portugal tivesse 2% de pessoas com este nivel seria mais rico, serio e prospero.

Anónimo disse...

Estes Palhaços não percebem nada de futebol .