quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

After Hours

O Campeonato chegou à jornada 13. Esta iniciou-se na sexta-feira, com o Paços de Ferreira - Nacional. Um jogo morno, com poucas ocasiões de golo e onde o empate seria o resultado mais justo. No entanto, foi a equipa da casa que saiu vitoriosa, vencendo por duas bolas a uma.
No sábado mais dois jogos, ambos a envolver grandes. Primeiro o Sporting que recebeu e foi derrotado pelo Leiria. Um golo solitário dos leirienses chegou para resolver este jogo, que foi de faca qualidade global. O Sporting mostrou o porquê de estar nesta crise, com mais uma exibição desgarrada e sem ideias. Já os comandados de Lito Vidigal mostraram ser uma equipa organizada e coesa defensivamente.
À noite entrou em campo o Benfica, que se deslocou ao reduto da Olhanense. Num jogo marcado pela polémica, com expulsões e muitos lances duros, o jogo acabou por ser fraco e jogado a um ritmo muito lento, com as duas equipas a exibirem-se francamente mal. Contudo o empate é justo e acaba por ser um prémio para os de Lisboa, pois estiveram duas vezes em desvantagem no marcador.
No domingo a jornada prosseguiu. Durante a tarde decorreram três jogos, enquanto dois desses realizaram-se simultaneamente. A Académica recebeu o Leixões, enquanto o Rio Ave se deslocou ao terreno do Marítimo. No primeiro, os estudantes venceram, sem contestação, por duas bolas a zero, num jogo que dominaram quase por completo.
Já na Madeira foram os forasteiros a fazer a festa, com uma vitória por 1-0, que assenta bem, pois os de Vila do Conde foram mais eficazes na hora de rematar à baliza, enquanto os maritimistas desperdiçaram as poucas oportunidades que tiveram.
Posteriormente o Braga recebeu a Naval, sabendo que se vencesse ficaria isolada no 1º lugar da Liga. Contudo, os bracarenses não foram além do empate a zero, num jogo de quase sentido único, onde a Naval "apenas" defendeu bem e teve uns fogachos no ataque.
À noite o grande que faltava. O Porto recebeu e bateu, por 2-0, o frágil Setúbal. Jogo de sentido único, onde os dragões desperdiçaram uma oportunidade de golear esta fraca equipa de Manuel Fernandes.
Por fim, na segunda-feira, o Guimarães deslocou-se a Belém para defrontar a equipa local, o Belenenses. Vitória dos visitantes por 1-0, que fizeram por merecer este desfecho. Os azuis de Belém continuam a sua caminhada tremida nesta Liga, alternando boas com más exibições.
Esta semana temos duas "Belas": William e Lito Vidigal. O primeiro por ter bisado e, desta forma, resolvido o jogo do Paços contra o Nacional. O segundo por ter demonstrado, uma vez mais, a sua competência, ao sair de Alvalade com os 3 pontos, orientando o "seu" Leiria.
Já os "Monstros" são 3: Carlos Carvalhal, Jorge Jesus e Di María. O primeiro por não conseguir mudar nada no Sporting, continuando a equipa a aliar más exibições com péssimos resultados (ou vice-versa!). O segundo por ter abordado pessimamente o jogo com a Olhanense, não tendo preparado mentalmente os jogadores para esse desafio. O argentino pela infantilidade, que lhe valeu a expulsão, no jogo contra a equipa de Olhão, que o afasta do derby com o Porto.
Esta semana queria deixar uma nota para Manuel Fernandes, uma espécie de quente e frio, pelas suas declarações no final do jogo com o Porto: é bonito mostrar ambição, dizendo que quer que o mercado chegue rápido para reforçar a equipa mas, por outro lado, estas declarações não vão ajudar à confiança dos actuais jogadores que possui no plantel.

Vitor Madeira

1 comentário:

MarBurG disse...

Diga-se de passagem que os jogadores do plantel do Vitória de Setúbal são muito fraquinhos e sem qualidade para a Liga...