sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Palestra

À Luz do Clássico

Benfica vs Porto, inevitavelmente o jogo da jornada, o jogo do povo, aquele que arrasta multidões. Interessante também a forma como as equipas se vão posicionar em campo. Enquanto o Porto utiliza um ataque mais afunilado e só no último terço do terreno é que o expande para as alas com Hulk ou Varela a servirem de extremos, o Benfica joga em toda a sua extensão sobre as alas, fazendo transacções rápidas pelo meio e aqui é que se encontra o verdadeiro problema encarnado, o Benfica irá possivelmente encontrar no meio uma tripla que poderá travar todo o jogo encarnado aquando do desequilíbrio ofensivo e na transacção de extremo para extremo, pois Raúl Meireles, Belluschi e Guarín formam um trio que irá quanto a mim dar mais trabalho defensivamente para Javi Garcia do que propriamente em termos ofensivos. Aimar ou Filipe Menezes ou quem actue na posição 10 do Benfica terá certamente muitas dificuldades em ultrapassar esta muralha.
No entanto e mesmo admitindo que o Benfica possa fazer o jogo pelas alas a falta de mudança de ritmo e de movimentações do esférico limita sem dúvida a criatividade encarnada que terá que se basear na permuta constante dos jogadores a fim de tentar criar desequilíbrios ofensivos perante a tripla muralha do meio campo azul e branco. Por seu turno o Porto é uma equipa estranhamente bem desenhada, porque em termos tácticos poderemos pensar que é demasiadamente defensiva (apesar de três homens sobre a grande área adversaria, os homens do meio campo tem claramente características mais “defensivas” do que ofensivas), mas as constantes investidas dos três homens do meio campo (insisto nesta zona do terreno pois penso ser a fulcral do Porto) canalizam o adversário para o meio e abrem espaço nas alas para os laterais juntamente com dois dos três homens mais avançados do terreno fazerem o resto. Apesar disto a oposição de Javi Garcia e possivelmente Carlos Martins que apesar de jogar sobre o lado direito, neste jogo, penso eu, ira descair inevitavelmente para o meio, pode ser uma boa ajuda para o Benfica que depois tem mais bases para lançar um contra-ataque juntamente com Aimar e ai sim criar instabilidade no centro do terreno, para as subidas dos alas.
Coincidência ou não a defesa parece a mim a mais homogénea nas duas equipas e que poderá levar este jogo para um fim sem golos, tanto Luisão no Benfica como Bruno Alves no Porto comandam a defesa como uma casa de família e a inclusão de David Luiz, Maxi Pereira e Shaffer (ou César Peixoto) não fica nada atrás de Alvaro Pereira, Fucile e Rolando.
Concluindo o Porto esta em melhor micro - momento, mas o Benfica a jogar em casa ainda não perdeu este ano, no entanto penso ainda assim que os Dragões irão vencer a partida, 0-2!!
Uma pequena nota para o Sporting que continua na senda do devaneio, e que não parece melhorar jogo para jogo, 1-1 frente a Naval.

Bom Clássico!

Simão Santana

Sem comentários: