quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

After Hours

A jornada 14 da Liga Sagres começou na sexta-feira. O líder Braga deslocou-se à Mata Real para enfrentar o Paços de Ferreira. E saiu de lá com o título de Campeão de Inverno assegurado, pois derrotou os visitados por uma bola a zero, num jogo com poucas oportunidades e onde a sorte sorriu aos bracarenses.
O sábado iniciou-se com o Guimarães - Rio Ave, num jogo muito disputado a meio-campo e onde as oportunidades escassearam. Vitória para os da casa pela margem mínima, com o golo a surgir de bola parada, o que atesta bem a dificuldade das equipas em criar perigo.
O dia fechou com o Naval - Sporting, o 1º grande a entrar em campo nesta jornada. Os leões venceram por 1-0, num jogo fraco e com pouco interesse, onde as duas equipas jogaram mal, com ligeiro ascendente da equipa de Carlos Carvalhal.
No domingo a jornada prosseguiu, com mais 4 jogos. O Setúbal recebeu e bateu o Marítimo por 3-2. Vitória importantíssima para a equipa de Manuel Fernandes, que ganha pontos preciosos na fuga à despromoção. Jogo emotivo e com muitos golos, com o empate a ser, talvez, o resultado mais justo.
Já o Leiria derrotou, no seu estádio, o Belenenses. Um golo chegou para que os leirienses saíssem vitoriosos, num jogo fraco, onde as duas equipas denotaram já a necessidade da pausa natalícia.
Para terminar a ronda dos jogos à tarde, o Nacional recebeu e bateu a Académica por 4-3. Jogo espectacular, com muitos golos e com resultado incerto até final. A vitória assentaria bem a qualquer dos conjuntos. Muito bom jogo mesmo!
À noite chegou o grande jogo da jornada. Na Luz o Benfica defrontava o Porto. Jogo que se pode dividir em 3 períodos: a 1ª parte totalmente dominada pelos encarnados; os primeiros 25 minutos da 2ª totalmente dominados pelos dragões; os últimos 20 minutos onde não houve futebol, devido à chuva e ao mau estado do relvado. No final vitória do clube que ostenta a alcunha de Glorioso por 1-0, resultado que acaba por ser justíssimo pelo que se passou no relvado. Grande lição táctica de Jesus a Jesualdo.
A jornada fechou na segunda-feira, com o Leixões - Olhanense. Mais um jogo marcado pela chuva e por um mau relvado. No entanto, o resultado de 2-2 atesta bem do esforço das equipas em chegar à baliza contrária e em jogar futebol. No final, resultado justo.
Esta semana temos 3 "Belas": o Braga, Keita e Urreta. O Braga porque chega à pausa natalícia como líder (com toda a justiça) da Liga; o segundo por bisar na vitória do Setúbal numa altura em que a equipa precisava mesmo de pontos; o terceiro por cair meio do nada no Clássico e arrancar uma soberba exibição contra os dragões.
Os "Monstros" são 2: João Carlos Pereira e o túnel da Luz. O primeiro pois fez um trabalho muito fraco no Belenenses e acabou despedido com a equipa a segurar a lanterna vermelha; o segundo pois assistiu a cenas lastimáveis entre Sapunaru e Hulk (também é Incrível nos túneis??) e seguranças no final do Clássico. Lamentável!
O After Hours regressa em 2010. Até lá bom Natal e feliz Ano Novo!


Vitor Madeira

3 comentários:

Mário disse...

Boas Sr.Vitor!
Uma boa análise da jornada, como sempre! Mas essa de "No final vitória do clube que ostenta a alcunha de Glorioso" soa ainda a festejos (lol)! Nesta crónica não te devias identificar como benfiquista!
Abraço

Vitor disse...

Boas Mário!!!Não foi com essa intenção...A verdade é que o Benfica tem essa "alcunha"...Não sou eu que o digo...É conhecido por toda a gente! Mas peço desculpa de qualquer forma. Não foi com intenção de ferir susceptibilidades. Grande abraço

Mário disse...

Sim, eu estava a meter-me contigo também! Sabes como é, ainda estou com a azia da derrota. Perder é sempre difícil, ainda mais com o Benfica!
Mas pronto, foi numa de ir ao encontro da perfeição, só por isso, afinal o blog merece!
Abraço