quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Expert da Bola

Esta semana a nossa rubrica recebeu um texto de Fábio Ferreira, estudante de Comunicação Social. Este jovem é oriundo de Ourém e é um "ferrenho" do Sporting.

Paulo Bento: O que se passou esta época?

Quatro anos depois de assumir o comando técnico do Sporting, Paulo Bento decidiu abandonar o barco. O tão apregoado “Paulo Bento Forever” durou poucos meses. Aliás, essa frase proferida pelo actual presidente do Sporting, pode ter sido um dos motivos que motivou esta situação. Mas a questão que se impõe é: porque razão uma equipa com um plantel quase igual ao da época passada está a fazer uma época muito mais fraca? O grande problema é que houveram várias situações, que todas juntas levaram a que o Sporting chegasse a esta situação de crise desportiva em que se encontra. É preciso referir que o Sporting não renovou com Derlei, que foi sem dúvida, o melhor companheiro que Liedson teve desde que chegou a Alvalade. Foi das piores decisões do Sporting, e só não foi a pior, porque para seu lugar veio Felipe Caicedo. Neste momento, é mais ou menos seguro afirmar que é o pior ponta-de-lança do Sporting (Postiga incluído). Izmailov teve uma lesão de grande gravidade, no fim da época passada, quando estava a ser um elemento de grande preponderância no esquema táctico dos leões. Para seu lugar, contratou um jogador com 32 anos, que estava a treinar á parte no plantel do Valência, Miguel Ângulo. Sendo certo que é internacional espanhol, e que FOI um jogador de valor reconhecido, neste momento não tem sequer qualidade para jogar a alta competição, principalmente quando havia a possibilidade de ir buscar Hugo Viana, um médio de boa qualidade e que foi formado no Sporting. Na defesa, Polga, um defesa central de grande qualidade, está no pior momento da sua carreira, Tonel já teve momentos melhores, Caneira está já no final da sua carreira, claramente a pedir reforma. Salva-se Daniel Carriço, que é um central que vai mostrando potencial para ser titular da selecção AA a curto-médio prazo. Nas laterais, a situação é ainda pior. Não há um único jogador com qualidade para ser titular duma equipa que luta pelo título. Grimi é a situação mais aberrante.3,5 milhões de euros por um jogador muito fraco em quase todos os aspectos. A única decisão acertada da equipa do Sporting foi “trocar” Romagnoli por Matias Fernandez, um jogador de enorme qualidade, o número 10 que o Sporting não teve desde Balakov. Técnica, velocidade, remate, inteligência, precisão no passe, visão de jogo. Tudo o que um jogador para a sua posição precisa. O problema é que nem Matias Fernandez consegue disfarçar o péssimo momento do Sporting. Isto porque os nem habituais “salvadores de pátria” (Liedson e Moutinho) conseguem estar em forma. Nos anos anteriores, mesmo quando as coisas corriam mal, lá estavam eles para disfarçar a situação.
Juntando isto ao eufórico inicio de época do Benfica, os adeptos do Sporting ficaram deprimidos, e a relação de 4 anos com Paulo Bento deteriorou-se. Preso às suas declarações, Bettencourt não teve coragem para demitir, e Paulo Bento saiu pelo seu próprio pé. O presidente do Sporting colocou ainda um grande fardo para Carvalhal. Ao dizer que todos os sportinguistas vão sentir falta de Paulo Bento, está a dar uma mostra de grande desconfiança no trabalho do sucessor de Bento.
Cabe a Carlos Carvalhal, fazer esquecer Paulo Bento e mostrar ao seu próprio presidente, que os adeptos não vão sentir a falta de um treinador que foi o segundo treinador da história do Sporting que mais tempo seguido durou no cargo. Veremos como se vai sair.

Fábio Ferreira

1 comentário:

Caeiro disse...

senhor Fábio Ferreira queria-lhe dizer que gostei bastante do seu texto e concordo plenamente com o que referiu. Há uns tempos atrás, no inicio de temporada, quando escrevi neste mesmo blog algumas palavras sobre o nosso sporting muita gente disse que eu não passava de um louco, mas neste momento já entendem a parte do "sentemo-nos espectantes nas bancadas de alvalade e vejamos o que pode acontecer..." Era sem duvida um mau presságio mas a verdade é que não somos loucos. Nesse aspecto somos talvez os mais sensatos. Não caimos em loucuras nem em euforias prematuras. Desta forma vamos caminhando passo a passo mas sempre apoiando aquele clube que nos faz mover, até porque como muitos dizem "Forever somos nós!"

Com os melhores cumprimentos,

André Caeiro