quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Palestra

Jogo de nervos!

Vitória de Guimarães versus Futebol Clube do Porto, promete ser o jogo da jornada, isto porque as equipas encontram-se num contraste que irá com certeza equilibrar a partida e fazer com que este seja um jogo de emoções fortes.
O Vitória minhoto de Paulo Sérgio tem vindo a bater o pé um a um aos adversários mais difíceis, após o empate diante o Sporting (1-1 em casa), venceu o líder Braga, eliminou os homens de Jorge Jesus, na Luz com uma classe digna de registo e acabou o mês de Novembro com uma vitória tranquila diante a afundada Olhanense de Jorge Costa. Concluindo, 3 vitórias, 1 empate e uma derrota para a equipa que mudou de treinador à pouco mais de um mês. Por seu lado o Porto não tem convencido e por muito que os seus responsáveis e adeptos o queiram disfarçar, começa a ser difícil, perante o avançar galopante da época. O Porto não mostra um jogo fluido capaz de domar qualquer adversário, como tem sido espelho deste Dragão ao longo das últimas duas décadas. O Porto 2009/2010 está sem criatividade e com jogadores demasiadamente medianos para militarem numa equipa deste calibre. Desde já aponto para Varela, demasiado jovem se lhe quisermos dar o benefício da dúvida, Beto que viveu a época passada à sombra factual da primeira metade do campeonato e do facto de estar constantemente em acção (a meu ver um grande guarda-redes não é aquele que defende tudo durante 20 minutos de massacre, mas sim aquele que quando é necessário e mesmo a frio defende a bola mais difícil com a mesma segurança de um remate frouxo) e ainda jogadores como Maicon ou Cristhian Rodriguez, este último que tem vindo a decair de ano para ano, pois já a época transacta não jogou tanto quanto se esperava dele.
Vai ser realmente um jogo de nervos, e que poderá causar verdadeiramente problemas ao Porto, principalmente no armamento do ataque, pois como já se viu frente ao Benfica, o meio campo minhoto está bastante compacto e muito bem disciplinado tacticamente, juntando a isto o facto de o Porto carenciar de um verdadeiro dez, caindo muitas vezes para Hulk essa inglória tarefa de arrancar o jogo azul e branco das zonas mais defensivas, acredito plenamente que o Vitória terá muito mais facilidade de jogar o jogo pelo jogo do que o próprio Porto. Vitória do Vitória, 1-0.
Benfica – Académica, jogo sem história quanto a mim, o Benfica joga em casa, voltou a ganhar moral com mais um triunfo fora de portas (2ª consecutiva na Europa) e como não saiu frágil do embate com o rival Sporting, acaba por ter aqui uma óptima oportunidade para não deixar fugir o Braga, isolado na liderança do Campeonato. Teimosia ou não, tal como na passada jornada tinha apostado, 2-0 para os encarnados.
Vitória de Setúbal contra Sporting, nada mais incerto, último classificado, contra uma equipa completamente irregular e que não vem mostrando coerência na forma evolutiva, basta olha para o jogo de sábado e para o jogo desta quinta-feira (vs Hereenven) para perceber que este Sporting vai muito para lá do treinador, a falta de qualidade técnica no plantel deve neste momento preocupar a direcção do clube de Alvalade. Por outro lado, um último classificado da Liga Sagres seja neste momento um mal menor para a equipa de Carvalhal, que ainda terá de evoluir bastante, apesar de quanto a mim existir já um dado positivo, o facto de o treinador leonino não inventar e colocar em campo quem merece e nos seus devidos lugares. 1-2 para os forasteiros.
Por fim o Leixões vs Braga, um jogo bastante curioso, pois em campo estarão as duas últimas equipas sensações deste campeonato, o Leixões pelo que fez a época passada, o Braga pelo que está a fazer. Na verdade este jogo será um turbilhão de emoções, em causa direi eu, está o lugar de José Mota como treinador da equipa matosinhense, a derrota pode ser a machadada final nas aspirações do técnico portuense, por outro lado, o Braga já sem a pressão de ser primeiro e com uma maturidade em crescente que tem vindo a ser testemunho este campeonato, promete não vacilar, a vitória bracarense é sem dúvida o pensamento mais comum entre os adeptos das duas equipas. 0-1 para a equipa de Paciência.
Mais uma semana, mais uma ronda excitante não tanto pela proximidade na tabela classificativa destas oito equipas que aqui nomeei, mas sim pela irregularidade que algumas delas (Porto e Sporting) tem a vindo a apresentar.
Um grande fim-de-semana futebolístico para todos vocês, boa jornada!

Simão Santana

1 comentário:

Rois disse...

Simão Sacana és o nosso matador!!!