quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

After Hours

A segunda volta da Liga Sagres já começou. A jornada 16 ficou marcada por apenas ter jogos ao sábado e ao domingo: quatro partidas em cada um dos dias.
O jogo inicial foi a deslocação da Naval ao terreno da Olhanense. Jogo com supremacia dos da casa, que tiveram muito mais oportunidades de golo e acabram por vencer, de forma justíssima, por 1-0.
Seguiu-se o Guimarães-Setúbal, num jogo muito equilibrado e onde o crescimento da equipa de Manuel Fernandes ficou patente uma vez mais. No final, empate a duas bolas que assenta muito bem naquilo que foi a partida.
Depois entrou em campo o 1º grande: o Porto recebeu o Paços de Ferreira e, apesar de ter dominado toda a partida, o resultado foi um surpreendente 1-1 (o Paços até esteve em vantagem). Foi um prémio para a defesa pacense e também um castigo para a alguma ineficácia demonstrada pelos dragões.
A fechar o dia mais um grande. O Sporting recebeu e venceu o Nacional por 3-2, fazendo uma muito boa exibição e demonstrando que está a crescer, pecando apenas na parte final da partida onde se deixou sufocar um pouco pelo "forcing" dos nacionalistas. No entanto vitória justíssima e que talvez até peque um pouco por escassa.
No domingo os restantes 4 jogos. Primeiro o Belenenses recebeu o Leixões, jogo que veio confirmar as inúmeras debilidades dos azuis, pois os de Matosinhos venceram por 3-1 e demonstraram sempre mais futebol que a equipa da casa, que pouco fez para alcançar um resultado positivo.
Depois foi a vez de Rio Ave e Leiria entrarem em campo. Os visitantes forma melhores e, principalmente, mais eficazes e acabaram por alcançar uma excelente vitória em Vila do Conde por duas bolas sem resposta.
Ainda à tarde o líder Braga deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica local. E uma vez mais os bracarenses passaram no teste, pois alcançaram uma preciosa vitória por 2-0, resultado que os mantém no topo da tabela classificativa.
A fechar a jornada o Marítimo recebeu o Benfica, num jogo que se perspectivava equilibrado. Contudo os encarnados voltaram a demonstrar um excelente futebol e acabaram por golear por 5-0, não dando hipóteses aos madeirenses. É de referir que as duas expulsões de jogadores maritmistas também contribuírm para este resultado tão dilatado. Facto que não tira, no entanto, mérito à equipa de Jorge Jesus.
Esta semana temos 4 "Belas": Carlos Carvalhal, pois o Sporting está de facto diferente e para melhor (muito melhor); Liedson, por ter decidido o jogo com o Nacional logo depois de ter voltado de lesão; Manuel Fernandes, que aos poucos está a transformar o Setúbal numa equipa digna da 1ª Liga; e Cássio, que defendeu (quase) tudo no jogo com o Porto, numa exibição memorável.
Já os "Monstros" são 2: o Belenenses, por cada vez se apresentar pior em vez de mostrar melhorias (o tempo começa a escassear) e o Marítimo, pela goleada que sofreu em casa, imposta pelo "rolo compressôr" Benfica.

P.S. - Já escrevi aqui que o Setúbal estava condenado à descida! Se as coisas continuarem assim, terei de retractar-me no final da Liga, pois a equipa apresenta, actualmente, notórias melhorias.

Vitor Madeira

2 comentários:

Amante disse...

Falta referir que o golo do Porto foi com a mão. "rolo compressôr" é exagero, a jogar contra 9 também eu!

Vitor Madeira disse...

Ta la que as expulsoes ajudaram...E eu nao tou aqui pa discutir arbitragem...alem disso eu n cnsigo ter a certeza que foi com a mao...