quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Palestra

Não façam apostas!

Jornada 16ª deste campeonato, é como se voltasse tudo ao inicio, foram os horrores daquela fatídica primeira jornada em que tudo empatou e só o Belenenses chorou aos pés do sorriso bracarense onde se que começou a professar a estória actual deste campeonato. Mas a história não se repete, e por muito parecida que seja nunca é realmente igual.
Esta semana o Sporting defronta o Nacional, o jogo da luta pelo 4º lugar da Liga Sagres, por muito que custe aos adeptos leoninos, não passará disso mesmo. Dois pontos fulcrais para este jogo, Rúben Micael no Nacional e Miguel Veloso no Sporting, os carregadores dos pianos madeirense e leonino serão sem dúvida elementos chave nas duas equipas. Prevê-se um jogo muito aguerrido no meio-campo. No entanto o facto de o Sporting jogar mais pelas alas, ao contrário do Nacional que se desloca muitas vezes pelo corredor central puxado pelo mais que importante Rúben Micael, pode criar importantes desequilíbrios quer para um lado quer para o outro, no entanto uma equipa que joga de forma mais aberta e larga como os leões têm maior capacidade de garantir a posse de bola, por outro lado um meio campo mais fechado como o do Nacional da Madeira poderá maniatar a criatividade de Miguel Veloso e João Moutinho (continuando a pensar que Moutinho nunca será 10 e que Matías Fernandez deveria jogar no seu lugar e não entrar para uma das alas como aconteceu mais uma vez contra a U. Leiria na passada quarta-feira quando substitui Izmailov na extrema-direita do ataque verde e branco).
O Sporting tem o factor casa o que poderá ser muito importante, a minha aposta vai para a equipa de Carlos Carvalhal, apesar de achar que este é um jogo de tripla, 2-1.
Académica e Braga defrontam-se no Estádio Cidade de Coimbra num jogo que irá colocar frente-a-frente uma nova vaga de treinadores portugueses, Domingos Paciência regressa à casa em que tanto foi feliz e Vilas Boas terá a sua prova de fogo perante os adeptos da briosa. Um jogo que à partida parecerá pouco emotivo, poderá tornar-se no jogo da jornada, nenhum dos dois quererá certamente perder pontos e depois da derrota do Braga diante o Trofense e do empate da Académica com o Porto para a Taça da Liga, a moral das equipas está agora mais equilibrada, ainda que tenhamos que aceitar que os jogos foram realizados com jogadores “B” de Braga e Porto a verdade é que uma derrota ou um empate destes faz sempre moça na mente dos jogadores e sendo Vilas Boas um discípulo de José Mourinho, de certeza que esse jogo psicológico entrará na mente dos estudantes, por outro lado o Braga sofre o síndrome da pressão para continuar em primeiro. Espera-se um grande jogo em Coimbra, esperemos também que o público apareça, 1-1.
No Dragão o Porto recebe o Paços de Ferreira que nos últimos três jogos só perdeu frente ao líder Sporting de Braga, vencendo Nacional (5º classificado) e empatando com o Olhanense na última jornada a uma bola. No entanto Ulisses Morais não se ilude e diz mesmo que «o Porto está cada vez mais forte». Na minha opinião, isso não passa de mera manobra de despiste quanto às responsabilidades pacenses no Porto. A equipa de Jesualdo Ferreira não têm vindo a mostrar realmente um estilo de jogo homogéneo capaz de apaixonar os mais distraídos, continua a fazer uma Liga «aos arranques», pelo que o jogo contra a União de Leiria o mostrou e o nervosismo de Pinta da Costa já se faz sentir, com ataques indirectos ao adversário directo Benfica. O jogo será disputado ao milímetro e aposto mesmo na vitória do Paços de Ferreira, que irá incendiar sem dúvida a cidade invicta, 0-1.
Por fim o Benfica vai á madeira, nos 30 dias no deserto (fora de casa) de Jesus. Tarefa que não se avizinha fácil para os encarnados, contra uma equipa que acendeu luz amarela ao Benfica naquela fatídica primeira Jornada. O Benfica terá que lutar muito para conseguir vencer este jogo, não acreditando que os encarnados passem na Madeira, o meu prognóstico vai para o empate, é duro jogar fora tantas vezes e com jogos tão rijos, é mais que um jogo de campeões é um jogo de guerreiros, de certo não se aplicará o 0-6 de Quique Flores o ano passado, 1-1 um prognóstico mais do que arriscado, é a vida!
Bom fim-de-semana! Sintam a Liga Sagres!

Simão Santana

1 comentário:

Amante disse...

O titulo tá errado! Devia ser "Apostem no Sporting!"