terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Canto Curto

A excepção à regra... que devia ser exemplo!

Esta semana, durante o visionamento de mais um jogo da CAN, essa competição que tem ocupado os amantes da modalidade nas últimas semanas, tive o prazer de conhecer Benouza Mohamed. Nada mais, nada menos que o árbitro do encontro dos quartos-de-finais que opôs Angola ao Gana e, que por acaso até foi o derradeiro encontro dos Angolanos, onde acabaram eliminados por um golo de Asamoah Gyan.
Mas não vou falar do jogo, apenas de uma situação protagonizada pelo juiz Argelino que apitou o jogo. A meio da primeira parte, o senhor Mohamed tornou-se numa excepção à regra, ao tomar uma medida que é muito raro ser vista nos seus colegas de profissão. Eu digo excepção, porque pelo menos eu, não tenho conhecimento de outro caso semelhante, mas isso não impede que isto já tenha acontecido anteriormente. Uma coisa é certa, que é raro, é! Ora bem, o senhor do apito, depois de mais um ataque falhado da parte de Angola e depois de a bola já estar na posse do guarda-redes Ganês, assinalou algo que deixou tudo muito espantando. Os mais distraídos certamente que imaginaram ali uma manobra de diversão, só com o intuito de de favorecer a equipa da casa. Cedo percebi que a única coisa que o arbitro podia marcar naquela situação eram os segundos que o guardião Ganês esteve com a bolas nas mãos... mas não quis acreditar! Afinal de contas essa é aquela regra que está nas leis, mas que ninguém se preocupa com ela, ou melhor ninguém a assinala. Pois é, aqui à um par de anos, aquando duma das últimas alterações de leis do jogo por parte da FIFA, ficou decidido que os guarda-redes apenas poderiam ter a bola nas mãos durante 6 segundos. Certo, é que até ao dia em que o senhor Mohamed se lembrou desta regra, mais nenhum o havia feito. Esquecimento dizem uns, bom-senso dizem outros, também dizem que ligar a isso é ser perfeccionista. Mas se as leis existem são para ser aplicadas. Aliás no futsal existe regra semelhante, só com a nuance de os segundos serem apenas 4, e são sempre contados pelos dedos dos árbitros.
Eu não quero com isto pedir ou exigir que os árbitros façam disto um exemplo, e que contem sempre os seis segundos. Mas mais importante que isso, era que os árbitros ao começarem a tomar isto por medida, acabassem com o vício de alguns guarda-redes. Guarda-redes esses que seis segundos é apenas metade do tempo que têm a bola nas mãos. Portanto, trata-se de puro anti-jogo e para combater esse mesmo anti-jogo fora criada a tal regra dos seis segundos.
Melhor ainda que acabar com o vício dos guarda-redes ao tomar estas medidas, era que quando se acabasse o tal vício, acabava também mais uma razão para os adeptos mais ferrenhos e facciosos se travarem de razões. O que é o mais habitual no nosso futebol, e como casos já são muitos, sempre se acabava com mais um desses propulsores de razões descabidas para tantas discussões clubistas. Até porque no que toca a este aspecto, nenhum adepto de nenhum clube português leva vantagem... porque não há um único guarda-redes na Liga Sagres que não cometa esta infracção!
Resta esperar que os homens do apito, pelo menos os portugueses, tivessem de olhos postos na "magia" da CAN, para ter em conta o exemplo que o árbitro Argelino deu ao mundo do futebol.

João Vasco Nunes

5 comentários:

Anónimo disse...

uma boa opinião, mas "muita raro"?

J.Vasco disse...

Peço desculpa, mas a minha intenção não era escrever calão... foi mesmo um erro que me passou ao lado. Obrigado pela chamada de atenção, já está corrigido.

r3n470 disse...

Deves andar a dormir.
Lembro-me perfeitamente do um jogo contra o Man Utd onde o Vitor Baía nem tempo teve para bater a bola 3 vezes no chão que foi assinalado 6 segundos.

Resta dizer que o jogo acabou com o Porto na mó de cima depois de um golo de Costinha que eliminou esse colosso Inglês

J.Vasco disse...

Isso é referido no texto, que provavelmente não foi a primeira vez, mas que eu não me lembrava de outra... e por acaso vi esse jogo.
Pronto é marcada essa falta de 5 em 5 anos...

MarBurG disse...

Nesse jogo onde anularam um golo ao MU... Exacto!