sábado, 16 de janeiro de 2010

Futebol de Gabinete


Sporting Clube de Portugal: Case Study de 09/10 – Parte II

…não devendo acobardar-me perante os problemas diagnosticados a semana passada e assumindo a importância do diagnóstico de soluções para este caso, irei divulgar algumas ideias que entendo que devam ser pensadas, «at least».

Em primeiro lugar, não é compreensível a postura do presidente do clube, sendo o mesmo uma pessoa que considero de alta credibilidade e com provas profissionais dadas, apesar de jovem. Bettencourt entra no populismo como um verdadeiro político deste país, tece comentários que nem um “velho do Restelo” os proferia e defende assuntos e situações quando elas já não são mais defensáveis. A história do “Paulo Bento Forever” que minou os adeptos e claques sportinguistas, as acusações e ameaças dirigidas a estes, as frases utilizadas naquela conferência de imprensa (o treinador caucasiano), a história do Abel que aufere mais que o próprio, «o meu eu». Enfim…o ego, a teimosia e a «mimosidade» são adjectivos incontestavelmente excessivos naquilo que são as responsabilidades e a postura de um presidente de um clube. Não acredito que este volte mais a recuperar a confiança que lhe foi transmitida e aquilo que parecia uma grande união de todos os intervenientes e apaixonados pelo clube.

Segundo: a mentalidade! Constatei, nestes últimos anos, que os adeptos sportinguistas mostram uma grande satisfação, não apenas por ganhar ao Benfica, mas especialmente por ficar, na classificação final, à frente do Benfica. Esta mentalidade parece-me a mim contagiar a própria estrutura do clube, onde anda tudo satisfeito, sem aparentes motivos para realizar investimentos no plantel, remodelações na equipa técnica ou renovações nos dirigentes desportivos. Pensei novamente, mas desta vez não consegui concluir com obviedade: se os adeptos e dirigentes do Benfica enfrentam maior rivalidade com o FCP, o melhor clube português nos últimos 20 anos (normal, portanto!), porque razão não o fará também o Sporting e, ao invés, fá-lo com o Benfica? A proximidade dos dois clubes não me parece uma desculpa razoável, caso contrário, para os lados da luz, a diferença não seria substantiva. Além do mais, o perfil dos adeptos de ambos clubes não pode diferir tanto assim.

Em terceiro lugar e relativamente ao planeamento e controlo desportivo, o primeiro responsabilizado deverá ser, sempre, o director desportivo. Deverá caber a este personagem o papel de confiscar as necessidades, colmatar as lacunas do plantel e, inclusive, planear o longo prazo do clube, antecipando as quebras de rendimento dos jogadores com mais idade. Para o efeito, comunicar com o treinador e staff técnico é indispensável e, igualmente, a negociação de um orçamento limitado com o presidente ou com o departamento financeiro. Deverá ser definida uma escala, em que as contratações acima dos 3 milhões de euros (suponhamos) deverão ser canalizadas para jogadores claramente identificáveis e, portanto, com o mínimo risco possível. A minha opinião é a de que o director desportivo nomearia «chefias intermédias regionais» que o auxiliariam na prospecção pelos diferentes continentes. É, a meu ver, a maneira mais eficaz e de proximidade ao identificar as maiores promessas e as relações preço-qualidade mais favoráveis no curto prazo. Um director desportivo não pode, com eficiência, prospeccionar um jogador japonês a partir de Lisboa.

Ao treinador cabe o papel de, com as opções de atributos e características que solicitou, gerir o rendimento e o desenvolvimento da capacidade psicológica, técnica e física dos atletas. Ainda implementar o sistema de jogo que mais se adequa a ele, à equipa disponível e ao campeonato onde actuam, exigindo o melhor de todos e uma política de gestão de recompensas atractiva e «ancorada» aos objectivos pré-definidos para a época desportiva (uma política ainda muito pouco em voga nos campeonatos e na mentalidade portuguesa).

Esta é a minha visão como licenciado em Gestão, com matéria em gestão internacional de empresas e amante do desporto rei. Procurei conjugar uma série de aspectos que considero, bem delineados e com as pessoas certas, decisivos para o sucesso desportivo de um clube de futebol, seja em que campeonato for e tenha o clube a dimensão que tiver.

As melhoras para o Sporting Clube de Portugal…

Jorge Manuel Honório

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas que convencido do caraças, mas alguém quer saber se tu és licenciado ou não?

Paulo Santos disse...

O Sporting fica contente se ficar a frente do Benfica na classificação??? CLARO QUE SIM!!! Vocês quando ganham ao Sporting festejam como se tivessem ganho o campeonato... só por ganhar ao Sporting os benfiquistas acham que 30 milhões de euros gastos em jogadores já valeram a pena... e é claro que existe rivalidade... são dois clubes rivais... mas mesmo o facto de o Sporting ficar a frente do benfica permitiu ao Sporting ter estado sempre presente na Champions League e arrecadar uns milhões. Já não vejo o Benfica ir à Champions há algum tempo... e os últimos troféus que tenho visto o Benfica ganhar, foram os da pré temporada... e a Carlsberg Cup, que como toda gente sabe... não deveria ter rumado direcção ao estádio da luz!

Anónimo disse...

A vida é engrançada.O tempo passa mas o Jorginho Honório continua o mesmo tótó e cromo de sempre.Vamos ser honestos.Continuas o mesmo cromo mas melhoraste na escrita.Quem não te conhece pessoalmente até fica com a ideia que percebes de futebol.Gostei do que li e da tua pose de convencido.Fui teu colega de turma.Eras conhecido pelo papa p.i.l.a.s e agora na internet pareces o Pinto da Costa dos blogs.Não pelo que escreves mas pela pose.Agora comentando o teu post.No Sporting vive-se uma cultura que o Segundo lugar é bom , porque vai-se buscar uns milhões à champions.Não interessa se ganham os campeonatos ou não o que interessa é irem à Liga dos Campeões.Se é em primeiro ou em segundo lugar tanto faz desde que a Liga dos milhões seja garantida a felicidade não podia ser maior.São mentalidades "gestoras" que vivem o futebol pelo dinheiro e nao pela paixão do jogo.O que os torna homens sem chama pelo principal que é o jogo em si.A equipa, os jogadores.Como nos últmos anos os erros que o Benfica cometeu foram mais que muitos todos ficavam contentes , como este ano parece que o Benfica começou aprender com os erros do passado tudo se questionou no Sporting , tudo foi posto em causa , porque o euromilhoes que seria ir à Pré eliminatoria da Liga dos milhões esta muito dificil , logo com essa perda do dinheirinho os dirigentes do Sporting ficaram atrofiados da cabeça e foi o que se viu.Agora já estão novamente a organizar o barco e as duas contratações são boas e começa-se a ver em Alvalade melhor futebol.Mas para quem se diz gestor e parabéns por seres formado eu tb sou , não compreendo que digas que por o Cabelo Branco ter tido uma grande percentagem que tinha sido um dos erros do Sporting.Que mal tem isso?Isso é o mesmo dizer que se um blog tem muitos visitantes vai deixar de ser bom.Não tem logica racicional.Para terminar.Um abraço Jorginho

Anónimo disse...

Este Jorginho era alta cromo da Secundaria do Cartaxo.Eu e malta amiga pusemos a esta personagem alcunha do penico