terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Canto Curto

Chamam-lhe Burocracia

Esta semana prometo ser parco em palavras. Só venho dar aqui conta de umas “pequenas” ocorrências, registadas no futebol Nacional, e também retirar algumas ilações, comparando com outros países.
Faz quase um mês que se realizou o Braga – Benfica, e ainda se fala na imprensa sobre pressupostas agressões, eventuais sumaríssimos e outras quantas alegadas imagens de TV que provam a dita “verdade”. Passou-se um mês, e as organizações competentes ainda não decidiram nada, ou por outro lado, não vieram a público esclarecer que nada se passou, nem ninguém irá ser castigado. Ainda ninguém de direito colocou um ponto final na situação.
Noutro campo, um pouco mais abaixo no mapa, em Oliveira de Azeméis. Assistiu-se ao adiar de uma solução por parte da F.P.F., o que fez com que apenas à hora do jogo se soubesse se este se realizaria, ou não. Deixando tudo na expectativa. Aliás ainda nem se sabe quando o jogo será realizado no futuro. Nem uma data! Aposto, que será o sorteio da próxima fase (da Taça de Portugal) e ainda nem Porto, nem Oliveirense terão disputado a eliminatória anterior.
Lá fora, mais concretamente em Itália, já no ano transacto eu havia congratulado as entidades competentes. Aquando de, no jogo decisivo da Liga Italiana 08/09 (Juventus – Inter), terem sido entoados cânticos racistas contra alguns dos jogadores em campo. O jogo disputou-se ao sábado. Ao domingo, já as entidades competentes haviam castigado o campo em Vecchia Signora em dois jogos com as portas fechadas. É caso para dizer, que não se dorme em serviço!
Este ano, e nas vésperas de mais um grande jogo, que opõe curiosamente, Juventus e Inter, a Federação Italiana já comunicou, que não aceitará nem compactuará com incidentes iguais aos do ano anterior. Aliás avisaram atempadamente, que caso se repitam cânticos racistas, o jogo será logo interrompido e acabará naquele preciso momento. Muitas coincidências com as decisões tomadas em Portugal, não acham? Permitam-me ser irónico!
Para culminar, acho que está bem patente, que em Itália preferem, “prevenir, para não remediar”. Enquanto cá, se vive sob o lema “arrastar, para não decidir”! Depois é normal que se façam referências ao futebol Italiano, Inglês, Espanhol… como os melhores campeonatos do mundo. Enquanto, nós por cá, não passamos da “cepa torta”!

João Vasco Nunes

1 comentário:

Jorge Manuel Honório disse...

Isto cá é so conversa!! O pessoal tem é de aparecer a dizer alguma coisa e tal, temos de profissionalizar e trazer de novo o prestigio que o futebol merece bla bla whiskas saketas bla bla...é so CONVERSA!

A bkad pus o carro a lavar num shopping e, no final, pedi factura. O homem teve de ligar po patrão não sei pke (provavelmente nem sabia o que era uma factura!) e la agarrou num bloco e se pos a escrever. Na hora de pagar os 15 euros com uma nota de 20, tive de esperar o tempo suficiente para os 10 mts de limite de saída do parque de estacionamento se esgotassem, isto enquanto o senhor andava de loja em loja para tentar arranjar uma nota de 5 € durante mais de 10 mts. Cmg à espera claro...

Nem na Africa Central! Isto são historias pa contar aos meus netos knd ja nao existir este país de merd****