segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Canto Curto

Vamos lá… oh Xico!

Estamos em plena quadra carnavalesca, por isso penso que ninguém me leva a mal se hoje mudar um pouco o tema desta minha rubrica semanal. O Livredirecto dedica-se essencialmente, por escolha da moderação, ao futebol nacional. Mas penso que como o Canto Curto é um “exercício” de opinião, esta semana poderei falar sobre algo que não é bem futebol. Passo a explicar… futebol, pé! … Andebol, mão! Peço também a vossa compreensão, com a devida licença para escrever sobre algo que no entanto até pode servir como grande exemplo para o futebol e o seu estado critico actual.
Nos jornais de hoje, deparei-me com um brilhante e saudável êxito protagonizado pelo XICO Andebol. Um clube de Guimarães que “descende” do antigo Francisco de Holanda. Atingiram nada mais, nada menos, que os Quartos-de-finais da Taça Challenge de Andebol, ou seja, estão a dignificar o nome do país, muito e bem. Senti-me extremamente orgulhoso ao ler tal notícia e penso que qualquer português o deveria sentir também, apesar de não estarmos a falar de futebol (o desporto rei). Acho que está aqui uma excelente oportunidade de um país em peso se juntar, apoiar e seguir uma equipa, criando uma “onda” de afecto a este modesto clube de Andebol. Sendo isto só possível, por o futebol não se meter ao barulho, visto o Xico ser um clube exclusivo de andebol. Já me vejo, daqui para a frente a assistir no meu sofá aos próximos jogos do Xico para esta competição europeia.
O povo deve descentralizar-se um pouco do mundo do futebol e pegar neste exemplo para se unir. Eu sei, compreendo e admito que o futebol move multidões e paixões. Eu sou um desses a quem o futebol mexe bastante. Mas face ao momento que o próprio futebol atravessa era bom nos “retratarmos”, unindo esforços, por exemplo, em torno do Xico andebol.
O Xico é um clube modesto, que não se envolve em “escutas”, não tem problemas nos túneis, e por aí fora, logo aí merece o respeito de todos. Eu sei que os clubes “grandes” do nosso futebol, todos possuem equipa de andebol, mas o Xico até está para o meio da tabela, por isso é o clube ideal para não se fazer sentir rivalidades. A equipa Vimaranense conta no seu plantel com os dois irmãos Silva, mais três primos também de nome Silva. Os manos Silva são por si filhos da Presidente do clube, ou seja um clube familiar. Mais um pormenor que revela a simpatia que nutro por este emblema. Rui Silva, um dos filhos da “patronata”, tem apenas 16 anos, é ainda júnior de escalão mas já é uma das estrelas da equipa. Esta temporada, com a tenra idade que tem, já marcou mais de dez golos na visita ao Dragão, naquela que foi a primeira sensação protagonizada por esta equipa, esta época.
É com este exemplo, que vos desejo um óptimo Carnaval, e que desejo a todos os clubes de futebol que ponham os olhos neste pequeno clube, que sem meios, sem escândalos, sem jogos de bastidores e com apenas 5 meses de existência que está a encher os portugueses de orgulho!

João Vasco Nunes

Sem comentários: