segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Canto Curto

Agora sim, vem aí o verdadeiro teste de campeão!

Em vésperas de jogo grande da 20ª jornada, as opiniões dividiram-se na antevisão da visita do Braga de Domingos ao Dragão. Muitos acreditavam que chegara finalmente o verdadeiro teste dos minhotos. Outros porém, defendiam que já não havia nada a provar depois de superar os três grandes em casa e o Sporting em Alvalade. Não tirando mérito a ninguém, vencer no Dragão é sempre diferente. Nos últimos anos poucas equipas se deram a esse luxo. Apesar da derrota não creio que os “arsenalistas” tenham chumbado em alguma coisa, pois já anteriormente haviam mostrado o seu potencial. Penso que este não era o grande teste do Braga…
Depois dos pupilos do ex-jogador do Porto terem sido copiosamente derrotados em pleno Dragão, ouso afirmar que o verdadeiro teste virá no próximo fim-de-semana… precisamente em casa frente ao Olhanense. O Braga sofreu nada mais, nada menos que 5 (!) golos perante os homens de Jesualdo. Quase tantos golos como nos outros 19 jogos da liga. O Braga chegou ao Porto com 8 golos sofridos e saiu de lá com 13. Temos que ter em conta que 2 desses 8 golos foram sofridos muito recentemente, à 18ª e 19ª jornada, em Belém e frente ao Marítimo em casa, respectivamente. Três jogos seguidos a sofrer golos para uma equipa que antes disso havia apenas sofrido 6 golos em 17 jogos, ou seja, o cartão-de-visita dos Minhotos já não poderá ser a sua defesa e a inviolabilidade das redes da baliza de Eduardo. A juntar a isto posso também afirmar que desde a saída de João Pereira para o Sporting a equipa redobrou o número de golos sofridos, isto não pondo em causa as prestações do seu substituto, Felipe Oliveira. Mas contra estes números, não há argumentos possíveis.
Por tudo isto, digo que o verdadeiro teste do Braga se encontra na próxima jornada. Domingos tem a difícil tarefa de recuperar animicamente a sua equipa, depois da goleada imposta pelo Porto. É nestes momentos que se vêem os verdadeiros campeões! Esta é talvez a pior fase da época do Braga, isto mesmo só tendo perdido um jogo, nas últimas jornadas. Mas foi um jogo que pode valer por um campeonato. É caso para dizer que o último Domingo não foi nada meigo para Domingos. Agora resta ao treinador minhoto ter paciência e recuperar a sua equipa, mostrando que o Braga está vivo e ainda mexe.

João Vasco Nunes

Sem comentários: