quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Palestra

«Ainda muito pode decidir o Sporting neste campeonato» * O início do Mundial para a Selecção Nacional

O campeonato entrou numa fase decisiva para qualquer um dos três candidatos ao título. Será escusado andar daqui em diante a proferir as tão repetidas profecias de que «esta jornada é decisiva» ou ainda, «se perderem estão fora da lua pelo título». É mais que óbvio que qualquer dos três candidatos, Benfica, Braga e Porto, não poderão deslizar, para manterem viva a esperança de conquistar o campeonato, por outro lado é também verdade que apenas o Porto é que hipoteca claramente a conquista do «penta» se deslizar uma única vez que seja, ainda que seja também certo que todos os três irão ainda perder pontos, já que o Benfica joga diante os seus dois mais directos perseguidores.
Prognósticos alargados à parte, passemos à análise prévia da jornada que aí vem.
Na contagem decrescente para o fim do campeonato o Benfica vai nesta 21ª jornada a Matosinhos, terra onde o Porto já caiu e onde o Benfica ainda não ganhou desde o regresso leixonense à divisão maior do nosso futebol. Lembremo-nos que em 2007/2008 a equipa ainda orientada por Fernando Santos (curiosamente o último jogo à frente das águias) viu-se literalmente empatada no Estádio do Bessa, casa emprestada do Leixões. Um ano depois já no Estádio do Mar a equipa de José Mota num inicio de temporada sensacional fez a águia mergulhar a cabeça debaixo de água impondo-lhe novo empate a uma bola.
Este ano o Benfica vai de certeza mais forte para este encontro, não só porque demonstra uma clara melhoria na qualidade do seu futebol, mas principalmente por ser líder isolado da Liga Sagres no inicio do «sprint final» até à jornada 30. Com Javi García fora das contas de Jorge Jesus, Ruben Amorim pode assumir um papel de reforço inesperado, já que é mais que evidente que o benfiquista joga melhor a médio defensivo ou centro do que a ala, o que acaba por acontecer a maior parte das vezes. Não acho por isso que esta situação seja uma dor de cabeça para «Jota Jota» (Jorge Jesus «JJ»). Prevê-se um Benfica acutilante, apesar de Castro Santos já ter avisado que «é no nosso estádio que tudo vai ser decidido». No entanto mais dores de cabeça terá o castelhano já que não poderá contar com Hugo Morais (castigado), tendo três opções possíveis, Didi, Sonny, Bruno Gallo que são os mais fortes candidatos a ocupar um lugar no centro do terreno. Um jogo antagónico em posições, mas que promete um grande espectáculo, já que ambos os clubes precisam de amealhar os três pontos. A minha aposta vai para o Benfica que é natural favorito, 0-2.
Na ressaca da goleada imposta no Dragão pelo FC Porto, o Braga recebe o Olhanense, um jogo, em termos emocionais, tal e qual como o que acabei de referir, lutas diferentes, mas que obrigam a esforços e cuidados redobrados dos dois lados, a prova disso mesmo está nas palavras do treinador da equipa de Olhão, Jorge Costa, que não espera um Braga fragilizado. Nem o treinador da Olhanense nem eu próprio que acredito que Domingos Paciência e a sua equipa irão dar a volta por cima e imprimir um correctivo na equipa algarvia, capaz de dizer «sim» ao título, 3-0.
Sporting – Porto, o jogo da jornada, o clássico joga-se em Alvalade, num momento curioso, senão vejamos: se é certo que o Porto vem moralizado da vitória frente a Arsenal e Braga, o Sporting ganhou hoje [Quinta-Feira] uma bolha de oxigénio que poderá aguentar os leões até ao fim do campeonato, a vitória exemplar perante o Everton e a consequente passagem aos «Oitavos» da Liga Europa trás um ânimo enorme aos homens de Carvalhal, que verão o jogo frente ao Porto com motivação extra, afim de engrenarem numa série de boas exibições e resultados que lhes permitam segurar o lugar de acesso à Liga Europa.
Espero logicamente um Sporting aguerrido, com o apoio dos adeptos, que irão como é óbvio estar em massa no estádio, frente a um Porto também ele aguerrido e com enorme vontade de vencer, após os dois últimos grandes êxitos. Em pouco menos de 5 dias um jogo que poderia ser encarado como um clássico morno, passa agora a cabeça de cartaz e que poderá pôr em causa as aspirações dos azuis e brancos no campeonato.
Afinal ainda muito pode decidir o Sporting neste campeonato, 1-0.
Para quem ainda não foi informado, até porque a notícia não tem corrido muito, Portugal joga na próxima 4ª feira, 3 de Março, no Estádio Cidade de Coimbra o seu primeiro jogo de preparação tendo em vista o Mundial 2010 na África do Sul, frente à RP da China. Um jogo onde Queiroz poderá experimentar alguns sistemas de jogo a serem utilizados frente a Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil na fase de grupos do Mundial. Acredito na vitória e acredito num bom ensaio, não descorando que também concordo com o ditado, « maus ensaios, boas peças»

Até p’rá semana!

Simão Santana

Sem comentários: