domingo, 21 de fevereiro de 2010

FC Porto “cilindra” Sp. Braga e relança luta pelo título



O FC Porto esmagou o Sp. Braga por 5-1, no jogo grande da 20.ª jornada, e reduziu a diferença pontual para os dois primeiros lugares. Raul Meireles, Álvaro Pereira, Falcao (2) e Belluschi apontaram os golos dos portistas, Alan reduziu para os arsenalistas.

Domínio total do FC Porto, a controlar as operações e contendo as tímidas iniciativas ofensivas do Sporting de Braga, que só por duas vezes levou (relativo) perigo à baliza de Helton: cabeceamento de Paulo César (11m) para as mãos do guardião adversário e remate de Alan (13m) às malhas laterais.

Foi pelo flanco esquerdo que o FC Porto conduziu as jogadas mais perigosas, sempre com Varela em destaque de quem saiu o cruzamento para o primeiro golo. Raul Meireles (16m) entrou na pequena área e só teve encostar para o fundo das redes.

A pressão constante sobre a área arsenalistas acabou por voltar a ter resultados práticos aos 34 minutos, quando Álvaro Pereira desferiu um fortíssimo remate a meio do terreno de jogo do Sp. Braga, beneficiando de um desvio de Paulão para dilatar a vantagem do FC Porto.

Dois minutos foram suficientes para que o Dragão voltasse a saciar a fome de golos, novamente com o flanco esquerdo a evidenciar a sua eficácia. Álvaro Pereira colocou em Varela, este cruzou para a zona da pequena área onde apareceu Falcao, oportuno, a facturar. Vantagem indiscutível do FC Porto ao intervalo.

Para a segunda parte, Domingos Paciência reforçou o ataque e lançou Meyong no lugar de Hugo Viana, substituição sem resultados práticos uma vez que a bola dificilmente chegou em condições ao sector mais ofensivo da equipa.

Foi, por isso, mais do mesmo no segundo tempo, com o dragão a lançar fogo até voltar a facturar. Rúben Micael (60m) e Mariano (64m) – que perdida incrível do argentino quando tinha apenas Eduardo pela frente – desperdiçaram duas boas ocasiões e foi Falcao (72m) de cabeça a marcar na sequência de um canto e a «bisar» na partida. Finalmente, Belluschi (83m) – entrara para o lugar de Varela – facturou numa jogada de insistência do FC Porto.

O golo de honra do Sp. Braga surgiu mesmo em cima do minuto 90, com Alan a aparecer ao primeiro poste e a cabecear com sucesso após um livre batido por Luís Aguiar, na esquerda.

Este resultado deixa o Benfica (49 pontos) isolado na liderança, mas relança a luta pelo título. O FC Porto (43) fica a cinco pontos do segundo lugar, ocupado pelo Sp. Braga (48) e a seis do topo da tabela.

Ficha de jogo:

Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)

Estádio do Dragão, no Porto

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Rúben Micael (Tomás Costa, 68m), Fernando (Valeri, 78m) e Raul Meireles; Varela (Belluschi, 75m), Falcao e Mariano.

Suplentes: Beto, Maicon, Miguel Lopes e Guarín.

Treinador: Jesualdo Ferreira.

SP. BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Paulão e Evaldo; Olberdam (Rafael Bastos, 66m), Hugo Viana (Meyong, 46m), Mossoró (Matheus, 78m), Luís Aguiar e Alan; Paulo César.

Suplentes: Kieszek, Leone, Miguel Garcia e Renteria.

Treinador: Domingos Paciência.

Disciplina: Cartão amarelo para Mossoró (8m), Raúl Meireles (38m), Paulo César (52m), Fucile (52m), Paulão (54m), Filipe Oliveira (58m).

Golos: 1-0, Raúl Meireles (16m); 2-0, Álvaro Pereira (34m); 3-0, Falcao (36m); 4-0, Falcao (72m); 5-0, Belluschi (83m); 5-1, Alan (90m).

Fonte: a Bola

Sem comentários: