quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lista Preferencial

Baiano



A minha opinião em relação a este jogador trata-se de uma daquelas situações de "dar o braço a torcer". Isto pelo simples facto de o lateral brasileiro ser um dos muitos jogadores que vieram a época passada no "pacote" que Casemiro Mior trouxe para Belém. O técnico brasileiro instalou uma autêntica legião de "terríveis" jogadores vindos do Brasil no Belenenses. Praticamente nenhum convenceu, à excepção de Rodrigo Arroz, por exemplo, que é dos poucos que continuou no clube da cruz de Cristo. Baiano não fugiu à regra e para além de não ter convencido foi escassamente utilizado na época transacta.
Estranhamente o Paços de Ferreira deu oportunidade a algumas das "dispensas brasileiras" do Belenenses. O extremo Maykon (que jogou mais na Intercalar que na Liga) e o lateral Baiano foram exemplo disso. O defesa Baiano está actualmente emprestado por um clube brasileiro, mas já há intenção de o Paços renovar com o atleta.
Sempre que olho para este jogador, tenho aquela sensação deixada no ano passado em Belém. Penso para mim, "como será possível apostarem em jogadores que falharam?" e inclusive desceram de divisão, apesar de a Liga não parecer querer ver o Belenenses na segunda.
Nas últimas semanas tive que me render à minha teimosia porque os números assim o provam. Ganhou a titularidade numa equipa que vai em 6 jogos sem perder. Uma equipa que entrou na luta pelos lugares europeus. As cabeçadas "fatais" de William, ponta-de-lança do Paços, têm tido um denominador comum, os cruzamentos milimétricos de Baiano. William leva já 7 golos no campeonato e deve-o em muito ao seu compatriota da lateral direita e aos seus precisos cruzamentos. No último jogo, no estádio dos Arcos, Baiano foi novamente o homem do jogo. Pode-se dizer que a base de sucesso do Paços de Ulisses Morais tem sido Baiano a cruzar e William a facturar.
É incrível como de uma época para a outra um jogador passa do "pacote terrível de jogadores" que "afundaram" o Belém, para um dos jogadores que mais cruza para a área adversária em Portugal... e talvez o que melhor cruza!

João Vasco Nunes

3 comentários:

MarBurG disse...

By João Vasco Nunes: "É incrível como de uma época para a outra um jogador passa do "pacote terrível de jogadores" que "afundaram" o Belém, para um dos jogadores que mais cruza para a área adversária em Portugal... e talvez o que melhor cruza!"

É como tudo... Olha o que não falta é jogadores e jogadores que chegam a um clube num ano são os piores do mundo no ano a seguir andam com a equipa às costas.

Anónimo disse...

Isso vem dar certa razão ao Casimiro Mior quando o trouxe...quem sabe se ele não fazia lá isto no Brasil também. Mais ainda, quando se fala em adaptação, como caracteristica de um jogador, isso não será por acaso.

Jorge Honório

MarBurG disse...

Isto é conforme vou acordando lol... Por vezes usa-se a adaptação como escudo para a incompetência.