domingo, 28 de fevereiro de 2010

História Mundial


Esta semana o Livre Directo estreia uma nova rubrica que irá acompanhar-nos até ao inicio do Mundial 2010 na África do Sul. Todos os Domingos iremos contar toda a história dos Mundiais até ao último na Alemanha em 2006.
Ficamos com a primeira edição desta competição e iremos fazendo a escala, Domingo a Domingo.

U R U G U A I

1 9 3 0


A Taça dos Campeões do Mundo que tinha o nome do presidente da Federação Internacional, o francês Jules Rimet, teve um início pouco prometedor. A falta de interesse e a enorme distância física limitaram o número das equipas participantes a 13, das quais quatro mal se podiam considerar europeias (e teriam sido três se Rimet não tivesse conseguido convencer o Comité de Futebol Romeno a apresentar a sua equipa). A primeira Taça Rimet foi ganha pelo Uruguai, que confirmou os seus sucessos olímpicos de 1924 e 1928.

*Primeiro golo do mundial: Marcado pelo francês Lucien Laurent, que terminou o jogo entre os postes da baliza substituindo o guarda-redes, que se lesionou durante o jogo.

* O árbitro da final, o belga Langerus, convencido de que, acontecesse o que acontecesse, desagradaria a uma das equipas em competição, por precaução embarcou mal terminou o jogo.

* Hector Castro, um dos avançados do Uruguai, tinha a alcunha de El Monco, porque só tinha uma mão. Isso porém não o impediu de marcar dois golos, um dos quais na final.

NÚMEROS DO MUNDIAL:

* Final: Uruguai, 13 a 30 de Julho
* Participação das equipas na fase de apuramento:
Torneio amigável
* Equipas que participaram nas finais: 13
* Espectadores presentes nas finais: 434 500
* Desafios disputados: 18
* Golos marcados: 70
* Média de golos: 3,89

E O VENCEDOR FOI...
Equipas finalistas: Argentina, Bélgica, Bolívia,
Brasil, Chile, França, Jugoslávia, México,
Paraguai, Peru Roménia, Uruguai, EUA

Meias-finais
Argentina - EUA 6-1
Uruguai - Jugoslávia 6-1

Final
URUGUAI - ARGENTINA 4-2



Simão Santana

3 comentários:

MarBurG disse...

Sempre pensei que ele não tinha era um braço...

Anyway boa rubrica, e que tal um pouco mais aprofundada?

Simão Santana disse...

Pensamos nisso, mas o objectivo é não ser cansativa para quem lê e dizer o que de mais importante se passou nos campeonatos do mundo, para que assim todos lerem. Se for maior muitas pessoas podem ser afastadas só pela impressão que causa a nível gráfico.

MarBurG disse...

Tasse :)