sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Palestra

Porto afastado do título a 10 jornadas do fim, não é do meu tempo

Histórico, pode ser este fim-de-semana, há muito tempo, mesmo muito tempo que não vê o Porto arredado (não matematicamente) do campeonato como pode acontecer esta jornada, pois caso o Braga vença o jogo no Dragão este Domingo, os azuis e brancos irão ficar a 11 pontos do líder, situação que será muito difícil de recuperar.
Um jogo que promete, o Porto vem de uma vitória moralizadora em casa para a Liga dos Campeões e o Braga continua o seu caminho (por fora do campo ou não o que é certo é que continua) com todo o mérito. Não será nem a táctica a definir este jogo mas sim a capacidade de aguentar a pressão, ou seja um clube que quer vencer um encontro deste calibre tem que saber estar por baixo e saber defender, aceitar em certos momentos da partida o poderio do adversário e encontrar o «timing» correcto para atacar as fragilidades adversárias, qualquer das equipas que se enerve por não conseguir fazer o seu jogo irá acabar por se dar mal. É um jogo sem favoritos e certamente um dos mais decisivos da época. A baixa de Luis Aguiar no Sporting de Braga pode condicionar o jogo ofensivo dos arsenalistas, mas as opções válidas de Domingos Paciência no banco pode até fazer o treinador afirmar-se num estilo mais ofensivo e apresentar no relvado um 4x4x2 claro. No Porto as baixas são as mesmas, Hulk, o problema está resolvido, mas promete criar mossa no reino azul e branco e poderá condicionar a forma como a equipa abordará o jogo. A minha aposta recai num empate a uma bola.
O Sporting desloca-se a Olhão num jogo de aflitos. O Sporting aflito por vencer e manter a 4ª posição já que Marítmo, Nacional e Leiria tentam o assalto a um lugar europeu mais confortável. Por outro lado a equipa de Jorge Costa tem vindo a fazer uma boa segunda volta,e já leva 3 pontos de vantagem a cima da linha de água, situação moralizadora para a equipa algarvia e que depois de ter conseguido um empate a 2 com o Benfica, no último jogo realizado com um grande, pode realmente ser um factor extra para a abordagem à partida. Um jogo interessante mas que eu penso que poderá ser vencido pelo Sporting, 1-0.

PS: PEÇO DESCULPA A TODOS OS LEITORES POR NÃO TER LANÇADO ONTEM O ARTIGO TAL COMO O COMBINADO, MAS UMA SITUAÇÃO DO FORO PESSOAL OBRIGOU-ME A ESTE ATRASO. O FACTO DE TER TIDO DE ME DESLOCAR AO PORTO PARA RECEBER UM TRATAMENTO AO MEU JOELHO ESQUERDO. PEÇO IGUALMENTE DESCULPA SE O ARTIGO NÃO ESTIVER REALMENTE RAZOÁVEL, MAS ESTOU AINDA UM POUCO COMBALIDO.

Um bom fim-de-semana a todos vocês

Simão Santana

3 comentários:

Anónimo disse...

ao joelho ou ao cérebro? Não se admite que um dos blogs mais visitados da blogosfera admita tamanhos erros gramaticais e sintácticos. "À muito tempo" ?! "SITUAÇÃO DO FORO PESSOAL OBRIGARAM-ME A ESTE ATRASO" ?! Mais decoro, exige-se!

Simão Santana disse...

Peço desculpa por ter sido anestesiado e não estar nas melhores condições, as necessárias para corresponder com as exigências deste aprazível público. As minhas desculpas por tal erro (á muito tempo). Sabe o que significa a palavra "foro" ?

Simão Santana disse...

Sou humilde o suficiente para assumir os meus erros e continuar a evoluir. obrigado pelas criticas, ainda que um tanto ou quanto carcomida e pouco requintada. Ainda assim obrigado por tentar melhor o meu trabalho.

Sempre com todo o respeito,

Simão Santana