quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Palestra

Psicologicamente mais difícil

Entramos na 18ª jornada, com uma alteração que pode ter grande relevo nas próximas semanas, o Benfica jogou ontem [Quarta-Feira] em jogo antecipado da jornada 20 da Liga Sagres, jogou e venceu, colocando-se por isso, ainda que à condição, em primeiro lugar com mais 3 pontos do que o Sp. Braga. Vantagem esta ainda que ilusória pode fazer moça na maneira como o Braga e mesmo o Porto poderão abordar os próximos jogos.
O Sporting volta a ser o primeiro a entrar em prova nesta liga, sábado recebe os estudantes em mais um jogo que de objectivo terá muito pouco, depois da eliminação da Taça de Portugal, resta aos leões o mínimo no campeonato, o 3º lugar. Perspectiva-se um jogo sem muita emoção, um jogo morno demais para esta altura da época em que não se trata nem de um candidato ao título nem de um afogado nos dois últimos lugares da liga. Sinal de que nem Sporting nem Académica estejam propriamente interessados em jogar estar partida. O Sporting porque é óbvio que preferia que a época já tivesse terminado, a Académica devido ao facto de não ser este o jogo da vida dos estudantes, nem serem estes os jogos do «seu» campeonato, aqueles que terá obrigatoriamente que vencer. O Sporting acabará por vencer, até porque como Moutinho disse pela milésima vez esta época, «os sócios vão ser recompensados». 2-0 para os verde e brancos.
Logo depois os encarnados entram em Setúbal para aumentar ainda que provisoriamente para 6 pontos a diferença para o mais directo concorrente neste momento (Braga). Depois do 8-1 imposto na luz, os encarnados, levam também alguma pressão psicológica em cima dos ombros, isto porque uma não vitória neste encontro, poderá comprometer o primeiro lugar, já que os arsenalistas ficaram a 4 ou 3 pontos da equipa de Jesus com menos dois jogos. O Benfica é mais que obrigado a vencer este encontro para se manter colado ao Braga. Depois de Ramires ter ganho ritmo nesta no jogo frente ao U.Leiria, a táctica encarnada terá por base a exploração dos flancos através de Di Maria e Ramires, encontrando em Aimar o distribuidor de jogo certo para o apoio aos extremos e a Saviola que tentará aproveitar os espaços dados por Cardozo após arrastar os defesas para perto de si. Um jogo bastante difícil, a história assim o diz, teremos um Vitória bem diferente da 1ª volta, mas os pontos novamente a cair para o mesmo lado, 0-3.
O Porto joga em casa frente à Naval, o autocarro desta Liga Sagres, poderíamos esperar um jogo difícil para Jesualdo Ferreira e os seus pupilos, mas o facto de terem ganho ao Sporting por categóricos 5-2 acaba por tornar tudo bem mais fácil, um Dragão recuperado psicologicamente é o que se poderá ver neste próximo Domingo, capaz de derrotar qualquer equipa no seu ninho. No entanto a Naval também ela motivada pela passagem ás meias-finais da Taça de Portugal promete ser um osso duro de roer, o jogo emotivo este, 1-0.
Por fim o Braga, difícil de prever um o que acontecer, tudo depende de uma só situação, Setúbal – Benfica, ou a equipa de Domingos Paciência entra em campo com grande pressão dentro de campo, mesmo defrontado o último classificado, por ter 6 pontos de desvantagem para os da Luz, como pode entrar a apenas a 3 ou 4 pontos dos encarnados e entrar em Belém com uma motivação extra. No entanto e nunca fiando, o último classificado acaba por ser sempre o mais falso de todos, jogo díficil mas vitória de Domingos na Segunda, 0-1.

Simão Santana

1 comentário:

José Silva disse...

Eu acho fantástico andarem a dizer que adiantar o jogo foi vergonhoso. Mostra claramente que não fazem a mínima do que se passou e do porquê e por isso inventam e divagam sem razão.
Estejam atentos porque não vou repetir:
A Uefa não permite que se realize 2 jogos na mesma cidade, no mesmo dia, para as competições europeias. Como isso era o que aconteceria com o benfica e sporting na próxima ronda europeia, o jogo da uefa do benfica foi adiantado para 3ª feira da mesma semana.
Ora, se o benfica tivesse jogo para o campeonato nesse fim de semana iria contra o regulamento que exige que as equipas tenham um mínimo de descanço antes e depois dos jogos.
É só fazer as contas. Se joga na 5ª feira e na 3ª feira seguinte, inevitavelmente iria ter apenas um dia de descanço, seria apenas uma questão de decidir se descansava mais para o jogo do campeonato se para o da europa.

Como isto não é permitido, se os clubes envolvidos não chegassem a acordo sobre adiantar ou atrasar o jogo, a liga teria que assumir essa responsabilidade e o jogo teria que ser sempre realizado num dia diferente.

Por isto meus caros, não especulem, nem inventem. Ninguém pagou nada a ninguém, até porque a lei obriga a mudar o dia do jogo. Chegou-se a este entendimento e eu acho que foi muito bem.