quarta-feira, 31 de março de 2010

After Hours

A jornada 24 da Liga Sagres começou logo com a entrada de um grande em campo. Na sexta-feira, o Sporting deslocou-se ao terreno do Marítimo, num jogo onde os madeirenses foram superiores aos leões. Assim, não é de admirar que no final os da casa tenham conseguido a vitória por 3-2. Os madeirenses foram mais coesos e mais perigosos, enquanto os verdes e brancos se apresentaram apáticos e com pouca garra.
No sábado realizaram-se dois jogos. Primeiro o Guimarães recebeu e bateu a Académica pela margem mínima. Num jogo equilibrado, os vimaranenses acabaram por transformar o seu ligeiro ascendente no jogo numa vitória muito importante na luta pela Europa.
Depois chegou o grande jogo da jornada, por muitos apelidado como "jogo do título", pois o Benfica recebia o Braga na Luz. O jogo foi, de uma forma geral, bastante equilibrado. Contudo foram os encarnados a dispor de mais e melhores ocasiões de golo. Assim, a vitória dos pupilos de Jorge Jesus por 1-0 é muito aceitável, além de ser importantíssima na luta pelo título, já que os encarnados dispõem agora de 6 pontos de vantagem sobre os bracarenses.
Nesta jornada não houveram jogos na segunda-feira. Logo os restantes jogos realizaram-se ao domingo. O Rio Ave - Olhanense teve um final surpreendente, já que os da casa foram cilindrados por 5 bolas a 1!!! A equipa de Jorge Costa dominou por completo e foi letal no ataque, acabando o jogo com uma goleada animadora para o que resta da Liga.
À mesma hora o Leixões venci-a a Naval por 1-0. Jogo disputado de igual para igual mas onde os da casa conseguiram marcar um golo que pode ser muito importante na luta pela manutenção. Vitória que se pode aceitar, mas neste jogo o empate era o resultado mais justo.
Ainda às 16h realizou-se o Setúbal - Nacional. Mais uma vez se verificou um jogo equilibrado, mas onde os da casa causaram mais perigo. Neste caso, o resultado pode considerar-se justo, pois os da casa venceram por 2-1, num resultado que aproxima os do Bonfim da manutenção. O Nacional, por seu lado, fica mais longe da luta pela Europa.
Mais tarde o Leiria recebeu o Paços de Ferreira. Os leirienses, que ainda sonham com a Europa, mostraram a sua vontade de chegarem a esse objectivo, já que venceram por 2-1, realizando uma boa exibição, apesar da boa réplica dos homens do Paços.
A fechar a jornada o Porto deslocou-se a Belém para defrontar o Belenenses. E o que se passou não foi surpresa para ninguém: o Porto goleou por 3-0 e dominou o encontro, enquanto os da casa voltaram a mostrar muitas lacunas e voltaram também a mostrar que o seu futuro passa, inevitavelmente, pela Liga Vitalis.
Esta semana temos 3 "Belas": o Benfica, pela vitória contra o Braga, que poderá ser determinante na conquista do título; o Olhanense, pela goleada imposta ao Rio Ave, que mantém a equipa bem viva na luta pela manutenção; e Hulk, que voltou em grande forma, marcando um grande golo e fazendo duas assistências para golo.
Os "Monstros" são 2: o Rio Ave e o Belenenses (uma vez mais). O primeiro pela goleada sofrida contra uma equipa que luta para não descer e em casa, lembrando que a equipa de Carlos Brito chegou a pensar numa candidatura à Europa. O segundo pela fraca equipa que é e que continua a demonstrar ser jornada após jornada. É certo que o Porto é uma equipa de outro Campeonato, mas o jogo da equipa do Restelo não teve (pela enésima vez) qualquer chama nem mostras de qualidade ou organização.

Vitor Madeira

Sem comentários: