terça-feira, 23 de março de 2010

Sokota. "Não comprei o Ferrari com dinheiro do FC Porto"



Um dia o croata do Benfica foi dispensado para a equipa B. Aparecia nos treinos de Ferrari. Devagarinho, no fim da época foi para o Dragão

Sokota sempre gostou de carros e de velocidade. Quando veio para Portugal trouxe da Croácia um Audi A3 todo artilhado, de escape rouco e vidros escuros, que o identificava à distância. Quando estava de saída do Benfica comprou um Ferrari em que ia para os treinos da equipa B - onde corria ao lado dos miúdos dos FIAT Punto ou que nem carta tinham - depois de Luís Filipe Vieira o afastar do plantel por não aceitar a proposta de renovação do contrato. "O Ferrari? Isso eram coisas minhas...", diz, meio-envergonhado. Agora, entre os jogos com o Lokeren, na Bélgica, anda de kart com o filho de sete anos.

Boa tarde, Sokota.
Boa tarde. Quem fala?

Filipe Santos, do jornal i. Tínhamos combinado a entrevista há duas semanas. Entretanto você teve o telemóvel sempre desligado...
Pois foi, perdi-o nas corridas. Fui aos karts e não sei o que lhe aconteceu.

Agora dedica-se às corridas?
Não é nada sério, vou para me divertir. O meu filho é que está a começar.

E como é que corre a vida na Bélgica?
Mais ou menos. Agora estou a jogar e a marcar golos, fiz dois nas últimas semanas. Perdemos o último jogo 4-1...

Mais ou menos?
Estava habituado a jogar para ganhar, mas agora estou num clube que luta para não descer de divisão. Estamos em penúltimo. Tenho 17 títulos na carreira e agora jogo para não descer...

Como é que foi parar à Bélgica?
Estava no Dínamo de Zagreb, tinha assinado um bom contrato, mas entretanto o presidente achou que não me devia pagar e começou a tentar pôr-me fora do clube. Lá chegámos a um acordo de rescisão. Depois já não foi fácil encontrar uma equipa de topo. Isto não é como em Portugal, mas cá estamos.

É verdade que recebeu ameaças de morte?
Quando ainda estava na Croácia, sim. Um dia a polícia chamou-me. Não sei como souberam de umas mensagens estranhas que alguém andava a enviar--me. Também nunca soube quem foi, mas é fácil desconfiar. Percebi que aquilo era tudo para me obrigar a sair do clube. Pensava que ia acabar a carreira por lá.

Em Portugal nunca lhe aconteceu nada disso. Não tem saudades?
Muitas! E a minha mulher ainda mais! Está sempre a dizer-me que temos de voltar para Lisboa, mas agora é complicado estar sempre a mudar por causa da escola do meu filho mais velho. Mas os amigos, o Sol, a comida...

Preferia Lisboa ao Porto?
Bem, no Benfica joguei mais, tenho mais memórias boas de Lisboa e do Benfica. No FC Porto estive sempre lesionado.

Mesmo assim não saiu bem do Benfica.
Eu queria renovar o contrato. Não cheguei a acordo com o presidente [Luís Filipe Vieira], não me senti valorizado com o que ele me estava a oferecer. Mas ir treinar para a equipa B? Foi um choque para mim, não é forma de tratar as pessoas. Ainda fiz a pré-temporada com Trapattoni, mas depois fui afastado. Trapattoni não me disse nada, nem podia. Cumpriu instruções. E eu lá fui...

E foi de Ferrari.
[risos] O Ferrari? Isso eram coisas minhas...

Já tinha assinado pelo FC Porto nessa altura? O que se dizia era que tinha comprado o Ferrari com dinheiro do novo contrato com o FC Porto.
Não. Aliás, por lei, nessa altura não podia assinar porque ainda estava ligado ao Benfica. Essa história de que comprei o Ferrari com dinheiro do FC Porto é mentira. Mais: esperei até ao fim da época por um acordo com o Benfica. Antes de aparecer a proposta do FC Porto ainda tive duas ofertas de Inglaterra.

No primeiro jogo no Benfica marcou um golo [Salgueiros], mas sete jornadas depois estava lesionado. As lesões hipotecaram-lhe a carreira?
Nunca vou esquecer o dia em que cheguei. Fiquei estupefacto com tudo. Os problemas começaram logo depois. Ninguém sabia o que se passava, nem como ajudar. A lesão foi evoluindo pouco a pouco, fui infiltrado muitas vezes para não ter dores... Houve alturas em que deveria ter parado, mas era preciso jogar... Tinha uma inflamação e o tendão de Aquiles separou-se do osso pela metade. Depois aconteceu o mesmo no FC Porto. Tinha um problema ósseo que hoje, com recurso ao laser, se resolve em dois meses.

A sua melhor época no Benfica foi com Camacho: 11 golos.
Mais quatro na Taça!

Quem foi o seu melhor treinador?
O Camacho! Ganhámos uma Taça de Portugal contra o FC Porto do José Mourinho. A equipa tinha um estilo de jogo que me favorecia muito. A bola seguia, o defesa fazia jogo directo para mim e eu colocava num extremo. Futebol simples e com atitude.

Assumia o trabalho duro e depois dizia que o Nuno Gomes fazia os "remates gay". Ele nunca levou a mal?
[Gargalhada] O Nuno! Grande jogador, sempre gostei muito dele, é bom ter ao lado alguém que sabe jogar futebol e ele sabe tudo, tabelas, movimentações... Nunca levou nada a mal, aquilo era uma brincadeira de amigos. É uma boa pessoa e por isso ganhou muito na vida.

Foi treinado duas vezes por Jesualdo Ferreira e ainda não falou dele.
Mas devo muito ao professor! Foi ele que me levou para o Benfica depois de assistir a um jogo meu pela selecção sub-21 da Croácia. O Jesualdo é muito culto no futebol, Camacho é mais um treinador de garra, por tudo aquilo que viveu no Real Madrid. Mas o FC Porto está mesmo fora da luta pelo título? Meu Deus! Não é costume.

É uma evidência, e o futuro de Jesualdo Ferreira parece estar em causa.
Sofreram aquela goleada na Liga dos Campeões! Também vi o Sporting-FC Porto, meu Deus...

Você que viu Pinto da Costa reconstruir uma equipa, em 2005/06, com Co Adriaanse e depois com Jesualdo Ferreira, diga lá como vai ser agora.
Ah... o FC Porto é um clube muito diferente de todos os outros que conheci. A palavra-chave é "organização". No Benfica é tudo mais aberto, toda a gente fala e aparece. No FC Porto nunca se sabe de nada fora do clube. Quando chega um jogador, percebe logo qual é a sintonia. Fui para o FC Porto porque sabia que lá era mais provável ganhar. Depois confirmei que há uma ideia de trabalho, a tal sintonia.

Qualquer um pode ganhar no FC Porto?
Jesualdo Ferreira foi campeão três vezes no FC Porto e nunca o conseguiu no Benfica. Para se entrar no sistema do FC Porto só é preciso ter qualidade e querer trabalhar. E isso não vai acabar de um momento para o outro.

Quem o impressionou no FC Porto?
O melhor jogador? O melhor jogador que encontrei em Portugal estava no Benfica e chamava-se Simão. No FC Porto impressionaram-me menos os craques. Tinha mais admiração por figuras como Vítor Baía e Jorge Costa - tinham aquela vontade de ganhar e eram pessoas com carácter.

Jorge Costa, "o bicho".
O Jorge Costa é um brincalhão que gosta de estar bem com as pessoas. O "bicho" era o jogador que estava em campo.

Agora FC Porto e Benfica jogam a final da Taça da Liga. Têm passado a época às cabeçadas fora do relvado mas dentro do campo quem vai ser melhor?
Finais nunca se sabe! O Benfica do Camacho não ganhou a final da Taça ao FC Porto do Mourinho? Nestas alturas, estar por cima não quer dizer nada.

No seu tempo também havia confusões nos túneis como tem havido por cá?
Isso é tudo normal. Nos clubes aproveitam todas as situações para tentar ganhar qualquer tipo de vantagem. É assim em todo lado e os adeptos entusiasmam-se.
No meu tempo nunca aconteceu nada de especial. À parte isso, lembro-me de uma vez ir jogar ao Porto e partirem o autocarro todo à pedrada. Mas isso acontece e olhe que na Croácia é dez vezes pior, o mais normal é os adeptos entrarem num parque de estacionamento no dia de treino e partirem os carros todos aos jogadores.

Tem 32 anos. Vai jogar até quando?
Enquanto puder andar. Já perdi muito tempo com lesões. Agora estou de novo a sentir-me bem, a marcar golos, quero aproveitar tudo.

E um regresso a Portugal?
Se alguém me chamasse, ia já amanhã, mesmo para um clube mais pequeno - desde que tivesse um projecto bom para lutar por alguma coisa. É que isto de estar a lutar para não descer... não estou nada habituado.

Fonte: I

Sem comentários: