domingo, 21 de março de 2010

História Mundial


B R A S I L
1 9 5 0

Após o interregno de 12 anos, desde a última edição em 1938, devido à Segunda Guerra Mundial, o Campeonato do Mundo regressou em 1950.
Ao Brasil, unanimemente favorito, jogando perante os seus próprios admiradores, viveu um dos piores desapontamentos da história do futebol. No encontro decisivo (não é jogada uma final, mas, sim, uma mão com quatro equipas), tudo o que tinham de fazer era empatar com o Uruguai. Mas, depois de terem estado a liderar, os brasileiros continuaram a atacar
, deixando por duas vezes o flanco aberto a fatais contra-ataques do Uruguai, o que deu o título ao Uruguai, perante 200 milhões de espectadores em estado de choque.


*A derrota foi como uma tragédia nacional para o Brasil. Um jogador, Danilo, tentou suicidar-se, mas foi salvo no último momento por um amigo.

*A Itália, que chegou ao Brasil por mar, treinou no convés do navio durante a longa travessia, mas cedo ficou sem bolas porque estas acabavam por cair borda fora.

*Mesmo antes da fase final começar, várias equipas desistiram. A organização brasileira convidou Portugal, mas o convite não foi aceite por parte dos responsáveis portugueses.

NÚMEROS DO MUNDIAL
* Final: Brasil, 24 Junho a 16 Julho
* Participação das equipas na fase de apuramento: 26
* Equipas que participaram nas finais: 13
* Espectadores presentes nas finais: 1 337 000
* Desafios disputados: 22
* Golos marcados: 88
* Média de golos: 4


E O VENCEDOR FOI...
Equipas finalistas: Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, EUA,
Inglaterra, Itália, Jugoslávia, México,
Paraguai, Suécia, Suíça, Uruguai

3º lugar
Suécia - Espanha 3-1

Final
URUGUAI - BRASIL 2-1


Simão Santana


Sem comentários: